Novidades

A Dacia acelera e sobe ao pódio europeu nas vendas a clientes privados em 2021

18/01/2022 | Automóvel
  • A DACIA cresceu 3% em 2021, com as vendas a atingirem 537 095 unidades, num mercado afetado pela pandemia e pela crise dos componentes electrónicos.
  • Em Portugal, a marca conquistou uma quota de mercado recorde, enquanto o Sandero liderou as vendas a clientes particulares e entrou no Top-10 dos modelos mais vendidos
  • A marca registou um forte crescimento no mercado de automóveis de passageiros para clientes particulares, onde atingiu uma quota de mercado recorde de 6,2%, resultando na subida da DACIA ao top três das vendas a retalho europeias pela primeira vez
  • Este resultado é impulsionado pelas bem sucedidas novas gerações do DACIA Sandero (mais de 226 000 unidades vendidas pela gama Sandero) e do DACIA Duster (mais de 186 000 unidades)
  • O Sandero continua a ser o modelo mais vendido na Europa a retalho e isto consecutivamente desde 2017, enquanto o Duster é o SUV mais vendido a retalho, na Europa, desde 2018
  • À venda desde Março, o DACIA Spring (27.876 unidades vendidas) já é um dos primeiros colocados no segmento dos Automóveis Elétricos (EV). As encomendas já ultrapassaram as 46 000 unidades, nove meses após o lançamento.
  • O apelo da Dacia é confirmado pelo facto de as suas taxas de aquisição e fidelização de clientes permanecerem muito elevadas em 2021, devendo continuar em 2022 com a extensão da oferta de produto e o lançamento comercial, no primeiro trimestre, do novo Jogger, um automóvel familiar com uma lotação de até sete lugares.

 

AUMENTO NO VOLUME DE VENDAS E NAS QUOTAS DE MERCADO

Com um aumento de 3,1% em relação ao ano passado, os volumes de vendas da DACIA atingiram as 537 095 unidades em 2021, num mercado estável, apesar dos contratempos causados pela pandemia e pela crise dos componentes electrónicos. A quota de mercado da DACIA aumentou em 0,1 pontos, para 3,5%, enquanto em Portugal conquistou mesmo uma quota recorde de 4%, correspondente a 5.825 unidades.

O crescimento da DACIA pode ser maioritariamente atribuído à popularidade da nova gama junto dos clientes retalhistas. Em 2021, a quota de mercado europeia da DACIA, para as vendas a retalho de automóveis de passageiros, atingiu um recorde de 6,2%, ganhando pela primeira vez o título da terceira marca mais vendida na Europa neste canal.

A DACIA é a marca de automóveis de passageiros (VP) líder de vendas a privados em França e na Roménia, em Portugal foi a segunda marca mais vendida e está no Top 5 em oito outros mercados europeus (Itália, Espanha, Bélgica, Áustria, Polónia, Rep. Checa Hungria e Croácia). Na Alemanha, a Dacia junta-se ao Top10 e em Marrocos a marca mantém a liderança.

Este desempenho nas vendas a retalho baseia-se nas bem sucedidas novas gerações do DACIA Sandero e do DACIA Duster.

Em 2021, o DACIA Sandero garantiu 226 825 vendas, com quase 90% deste volume a ser assegurado pela terceira geração do modelo. Ainda em 2021, o DACIA Sandero continuou a ser o líder no mercado europeu de retalho, pelo quinto ano consecutivo. Em alguns países, o Sandero é também o automóvel mais vendido em todos os canais de clientes, tornando-se o segundo automóvel mais vendido na Europa. Em Portugal, o modelo foi o líder de vendas a clientes particulares e num mercado caraterizado pelo elevado volume de vendas a frotistas, cometeu a proeza de ser o 7º automóvel mais vendido do mercado, com um crescimento de 44,25%, o mais expressivo do Top-10.

O DACIA Duster está a seguir a mesmo trajeto rumo ao sucesso, uma vez que continua a ser o SUV mais vendido junto dos clientes retalhistas desde 2018. Com 186 001 unidades vendidas, em 2021, o Duster atingiu a cifra de mais de 2 milhões de vendas desde o lançamento, em 2010.

Tendo as vendas começado em Março, a introdução do DACIA Spring no mercado dos automóveis elétricos (EV) foi um sucesso retumbante, com 27 876 unidades vendidas e mais de 46 000 encomendas registadas até ao final de 2021. Concebido para tornar os automóveis eléctricos tão acessíveis quanto possível para uma utilização quotidiana, o Spring tornou-se, desde então, um automóvel de referência em muitos mercados, com 80% dos clientes do Spring a serem novos na marca.

UMA GAMA COM UM MIX MAIS ELEVADO NOS ACABAMENTOS

Concebida em torno de características essenciais orientadas para o cliente, a gama DACIA atrai cada vez mais clientes na escolha de versões topo de gama: 90% dos clientes do DACIA Spring optaram pelo nível de equipamento Comfort Plus, 70% dos Sandero foram vendidos como modelos Stepway, enquanto 60% dos clientes Duster escolheram o nível de acabamento Prestige.

Este entusiasmo pelas versões topo de gama é apoiado por uma taxa de conquista de novos clientes de 60% (vindos de fora do Grupo Renault). Ao mesmo tempo, 75% dos clientes da DACIA renovam o seu automóvel com um modelo oriundo de uma das marcas do Grupo Renault.

PREVISÕES MUITA ANIMADORAS PARA 2022

Em 2022, a DACIA verá o novo Jogger juntar-se às fileiras do já bem sucedido line-up da marca. Como reinvenção de um automóvel familiar com 7 lugares, o Jogger irá satisfazer as necessidades dos clientes que procuram conforto, espaço e modularidade.

O plano estratégico da DACIA continuará a desenvolver-se ao longo de 2022, com a implementação da nova identidade de marca em toda a rede (a partir do primeiro semestre) e na gama de produtos (no final do ano).

Conheça a Gama Dacia na Gilauto

Ver todas as novidades »

Campanhas Automóveis

2163_Christmas_sales_800x600.webp

Christmas Sale CAM: Oportunidades Únicas este Natal

27/11/2024 | Automóvel
2152_800x600---motor-honda.webp

Campanha de Valorização de Retoma para 2024 - Honda Marine

21/11/2024 | Náutico
2153_Noticia_800x600.webp

Natal Ford Focus CAM. 3 Reis Magos | 3 Presentes

21/11/2024 | Automóvel
2154_800x600_card.webp

Car Match Days AUTOUSADOS

21/11/2024 | Automóvel
2150_800x600---Financiamento-S01.webp

Silence S01 agora por apenas 74€/mês!

20/11/2024 | Micromobilidade
2159_AutoIndustrial_CampanhaVouchers_GrupoAutoIndustrial_NoticiaHeader800x600.webp

Prepare o seu carro para esta estação com os pneus da Continental

19/11/2024
2149_AutoIndustrial_CampanhaVouchers_GrupoAutoIndustrial_NoticiaHeader800x600.webp

Prepare o seu carro para esta estação com os pneus da Continental

19/11/2024 | Automóvel
2148_800x600_opel.webp

O Opel Corsa Edition 1.2 é seu por apenas 18.990€

18/11/2024 | Automóvel
2147_800X600.webp

Inverno Seguro com a Opel é na Auto-Industrial

15/11/2024 | Automóvel
2158_800X600.webp

Inverno Seguro com a Opel é na Auto-Industrial

15/11/2024
2136_colt_800x600.webp

Novo Mitsubishi Colt desde 159€/mês*

11/11/2024
2137_asx-800x600.webp

O Novo Mitsubishi ASX é a escolha certa.

11/11/2024 | Automóvel

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.