Novidades

A Mercedes-Benz planeia adquirir anualmente mais de 200,000 toneladas de aço europeu com emissões reduzidas de CO₂

13/06/2023 | Automóvel
    • Próximo marco importante da estratégia “Ambition 2039”: a Mercedes-Benz tem como objetivo utilizar anualmente mais de 200,000 toneladas de aço com emissões reduzidas de CO₂ nas suas oficinas de prensagem, adquiridas às suas fornecedoras europeias como a Salzgitter, thyssenkrupp Steel, voestalpine, Arvedi, SSAB e H2 Green Steel
    • Outra etapa em direção à economia circular: a empresa voestalpine recicla sucata de aço da Mercedes-Benz
    • Aço praticamente sem emissões de CO2 chega às fábricas de produção: a Mercedes-Benz foi o primeiro fabricante de automóveis ligeiros de passageiros a utilizar nos seus protótipos aço produzido a partir do processo de redução direta baseado em hidrogénio da SSAB

A Mercedes-Benz persegue um objetivo claro nas suas atividades de proteção climática: dar prioridade à redução e prevenção de quaisquer emissões de CO₂ antes de as compensar. Nesta década, a Mercedes-Benz pretende utilizar anualmente, nas suas oficinas de prensagem, mais de 200,000 toneladas de aço com emissões reduzidas de CO2 dos fornecedores europeus. O lançamento de uma cadeia de fornecimento de aço sustentável na Europa irá servir de modelo para outras regiões. O aço representa até 20 % do total de emissões de CO₂ na produção de um automóvel elétrico. Com os contratos de fornecimento, a Mercedes-Benz atingiu outro marco importante em direção ao seu objetivo ambicioso de proteção climática da estratégia “Ambition 2039”: até 2030, a divisão Mercedes-Benz Cars pretende reduzir pelo menos para metade as emissões médias de CO₂ por automóvel ligeiro de passageiros do novo portfólio de modelos, comparativamente a 2020, durante todo o ciclo de vida, desde a aquisição das matérias-primas até à reciclagem.

Produção de aço em transição

Na produção de aço primário convencional, que utiliza altos-fornos e fornos básicos a oxigénio, a produção de uma tonelada de aço gera em média mais de duas toneladas de CO2. Se for combinado um processo de redução direta com a produção de aço num forno a arco elétrico, ao invés da produção com alto-forno alimentado a coque, as emissões de CO2 podem ser significativamente reduzidas. Num processo de redução direta baseado em gás natural, o monóxido de carbono e o hidrogénio dissolvem o oxigénio a partir do minério de ferro. Num forno a arco elétrico, o ferro de redução direta é fundido diretamente no aço, juntamente com a sucata de aço. Se, ao invés de gás natural, for utilizado hidrogénio verde e energias renováveis para operar o forno a arco elétrico durante a redução direta, as emissões podem ser reduzidas ainda mais, resultante em aço praticamente sem emissões de CO2.

A Mercedes-Benz e a thyssenkrupp Steel estão a reduzir conjuntamente a pegada de CO2 na cadeia de fornecimento de aço

A Mercedes-Benz e a thyssenkrupp Steel assinaram uma carta de intenções para a aquisição de aço com redução de emissões de CO2. As duas empresas acordaram que, no futuro, todo o processo de produção de produtos de aço com redução de emissões de CO2 deve ser isento de CO2, utilizando fábricas de redução direta em conjunto com fornos de fundição inovadores – sujeito à disponibilidade de hidrogénio verde. A Thyssenkrupp prevê que a primeira fábrica de redução direta entre em funcionamento em 2026, para subsequentemente fornecer a Mercedes-Benz.

Aço com redução de emissões de CO2 da Salzgitter Flachstahl GmbH e da Arvedi

A Mercedes-Benz já adquire aço com redução de emissões de CO2 à Salzgitter Flachstahl GmbH. Este é produzido unicamente a partir de sucata num forno a arco elétrico. Como resultado, as emissões de CO2 para as respetivas classificações de aço podem ser reduzidas em mais de 60 % comparativamente ao processo com alto-forno convencional. Numa carta de intenções, a Mercedes-Benz e a Salzgitter também acordaram sobre o fornecimento de aço bruto produzido com eletricidade verde, que aumenta adicionalmente o potencial de redução para mais de 75 %. A partir de 2026, a Salzgitter Flachstahl também prevê fornecer as fábricas da Mercedes-Benz com aço de emissões de CO2 reduzidas, produzido através de uma combinação de processos de redução direta e fornos a arco elétrico, no âmbito do seu programa de produção de aço SALCOS® - Salzgitter Low CO₂.

A Mercedes-Benz também adquire aço com redução de emissões de CO2 à Arvedi, a sua parceira italiana para o fornecimento de aço. Para esta finalidade, a Arvedi adotou a utilização de eletricidade verde numa parte da sua produção. Os parceiros pretendem aumentar progressivamente os volumes de fornecimento de aço com redução de emissões de CO2.

Retorno da sucata de fabrico à voestalpine em Linz

Além da descarbonização da produção de aço primário, a sucata de aço tem um papel crucial na estratégia “Ambition 2039”. Na qualidade de material com uma contribuição importante no processo de produção, não só ajuda a reduzir as emissões de CO2, como também a reduzir a procura por recursos naturais e desta forma beneficiar a economia circular. A Mercedes-Benz já está a trabalhar com a voestalpine, empresa austríaca de tecnologia e aço, na reutilização de sucata de aço da fábrica da Mercedes-Benz em Sindelfingen. Especificamente, a partir da sua fábrica em Linz na Áustria, a voestalpine fornece aço de elevada qualidade à fábrica da Mercedes-Benz em Sindelfingen, utilizando transporte ferroviários neutro em emissões de CO2. Desde 2021, na sua viagem de regresso, a mesma carruagem tem transportado sucata da oficina de prensagem de Sindelfingen até à siderurgia em Linz. Isto assegura a reciclagem direta da sucata pelo fornecedor original. A futura aquisição de aço com redução de emissões de CO2 de um forno a arco elétrico está descrita numa carta de intenções. Está prevista a entrada em funcionamento de um forno a arco elétrico na fábrica de Linz, logo a partir de 2027.

A Mercedes-Benz recebe aço da produção baseada em hidrogénio da SSAB

No ano passado, a Mercedes-Benz tornou-se o primeiro fabricante de automóveis ligeiros de passageiros a receber aço do processo de redução direta baseado em hidrogénio da SSAB. Com base na utilização exclusiva de hidrogénio, a empresa parceira sueca reduziu o minério de ferro na sua fábrica piloto, processou-o em aço martensítico de resistência ultraelevada e forneceu-o à fábrica da Mercedes-Benz em Sindelfingen. Os primeiros componentes protótipos foram fabricados e testados para a produção em série no centro tecnológico de Sindelfingen. Este aço de resistência ultraelevada tem as mesmas propriedades que o aço comparável produzido em alto-forno. Os componentes da carroçaria são travessas para a futura plataforma de automóveis MMA (Mercedes-Benz Modular Architecture).

Os parceiros pretendem utilizar aço praticamente sem emissões de CO2 da produção industrial a partir de 2026.

Aço praticamente sem emissões de CO₂ da H2 Green Steel para a Mercedes-Benz

Adicionalmente, em 2011 a Mercedes-Benz tornou-se o primeiro fabricante de automóveis a adquirir uma participação no capital acionista da H2 Green Steel, uma empresa sueca em fase de arranque. Através deste investimento, a Mercedes-Benz promove a transformação da indústria do aço. Para esta finalidade, a Mercedes-Benz celebrou recentemente com a H2GS um contrato de fornecimento inicial de aproximadamente 50,000 toneladas de aço por ano. Ao mesmo tempo, os parceiros anunciaram que pretendem avançar com a descarbonização da cadeia de fornecimento de aço na América do Norte e na Europa. A H2GS planeia produzir anualmente cinco milhões de toneladas de aço praticamente sem emissões de CO₂, até 2030.

Descarbonização da rede de fornecedores da Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz AG persegue o objetivo de um portfólio de novos automóveis neutros em emissões líquidas de carbono em toda a cadeia de valor. Isto também se aplica à cadeia de fornecimento. Em conformidade, a Mercedes-Benz persegue o objetivo de uma cadeia de fornecimento de aço verde juntamente com todos os seus fornecedores de aço para reduzir a sua pegada de carbono nas fases a montante da cadeia de valor. Logo desde 2020, as divisões Mercedes-Benz Cars e Mercedes-Benz Vans enviaram a "Carta de Ambição", uma carta de intenções sobre produtos com efeitos neutros para o clima, aos fornecedores de materiais de produção. A aceitação desta carta de intenções é agora uma condição prévia para adjudicações. Desde então, os fornecedores que representam praticamente 90 por cento do volume de compras anual da Mercedes-Benz assinaram esta carta de intenções – entre estes estão incluídos os principais fornecedores de aço.

Adicionalmente, a Mercedes-Benz integrou as metas de emissões de CO₂ para os componentes principais nos seus critérios de atribuição de contratos de fornecimento. Isto inclui materiais e componentes cuja produção é intensiva em emissões de CO₂, como o aço, o alumínio e as células de bateria. Estas metas aplicam-se não só a fornecedores diretos, mas também à produção a montante de matérias-primas e componentes.

Ao mesmo tempo, a Mercedes-Benz está a trabalhar com os seus parceiros para aumentar gradualmente a percentagem de matérias-primas secundárias nos seus componentes e materiais. Para promover mudanças a longo prazo, a Mercedes-Benz também está ativamente envolvida no desenvolvimento de normas de sustentabilidade para toda a indústria, como a Iniciativa de Aço Responsável (RSI - Responsible Steel Initiative).

Ver todas as novidades »

Campanhas Automóveis

1909_noticia-oportunidades_cam-800x600.webp

Oportunidades C.A.M. Porto

21/02/2024
1905_fiat_prodays_800x600.webp

Fiat Pro Days

16/02/2024
1906_fiatdays_800x600.webp

Fiat Days

16/02/2024
1907_JEEP_800X600.webp

Jeep Freedom Days

16/02/2024
1902_citroen_ec3_800x600.webp

Já pode encomendar o seu Citroën 100% elétrico

01/02/2024
1895_800x600.webp

RENAULT MEGANE E-TECH 100% ELÉTRICO

16/01/2024
1892_noticia_800x600.webp

Produto do mês Mini

03/01/2024
1893_noticia_800x600.webp

Produto do mês BMW

03/01/2024
1185_noticias_800x600.webp

Nova Fuso Canter desde 29.300€*

02/01/2024
1584_dacia-service-pneus-gai-home.webp

Dacia | Mudança Pneus a partir de 68€*

09/10/2023
798_oficina.jpg

Serviço de Recolha e Entrega da sua viatura | C.A.M.

03/01/2023
655_prepare-a-sua-viatura-800x600.1.jpg

Prepare a sua viatura | Respire ar puro dentro do seu automóvel

02/01/2023

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa