Novidades

Esclarecimento Daimler sobre questão dos semicondutores

23/09/2021 | Automóvel

Conjuntura atual

A Daimler AG, à semelhança de outros fabricantes automóveis, encontra-se atualmente a sofrer perturbações na sua cadeia de fornecimento global de semicondutores, situação que está a afetar diretamente os calendários de produção das nossas marcas (Mercedes-Benz e smart).

Na sequência deste constrangimento foi necessário ajustar a produção dos veículos que, inevitavelmente, provocará atrasos nas entregas de viaturas.

Estamos a trabalhar intensamente para garantir que os nossos clientes recebam o seu veículo o mais rapidamente possível. Para isso, monitorizamos e a avaliamos diariamente a situação em estreita cooperação com nossos fornecedores. Prevemos, no entanto, que esta escassez tenha impacto nas entregas de viaturas durante 2021 e eventualmente 2022.

Nota importante: neste momento, todas as marcas automóveis e grande parte das industrias mundiais que usam estes componentes semicondutores estão afetadas.

Porque está a acontecer?

Esta situação está diretamente ligada à pandemia originada pela COVID-19.

As medidas de contenção implementadas pelos governos, nomeadamente o confinamento global, obrigou a grande maioria da população a trabalhar a partir de casa, incluindo as crianças a frequentarem aulas por videochamada. Este confinamento fez aumentar a procura por computadores pessoais, dispositivos móveis, tablets, consolas de jogos, entre outros aparelhos eletrónicos.

Simultaneamente, as fábricas de automóveis foram encerradas durante vários meses, diminuindo a produção de componentes por parte dos fornecedores. Além de tudo isto, uma das principais fábricas de semicondutores, localizada na Ásia, ficou destruída num incêndio estando neste momento em fase de recuperação ao longo dos próximos meses.

Como resultado, o crescente aumento da produção de veículos elétricos a nível mundial, a procura por computadores pessoais, portáteis, tablets e consolas de jogos disparou, o que significa que há menos componentes disponíveis.

O que são semicondutores?

Não têm mais do que 5 a 7 nanómetros, mas são fundamentais para fazer funcionar os cérebros de todo o tipo de sistemas que põem em ação aparelhos que vão de simples eletrodomésticos a smartphones, de automóveis a robôs.

Definem-se como um material que tanto pode atuar como condutor de corrente elétrica ou como isolante consoante diversos fatores (como a temperatura ambiente, o campo eletromagnético a que está sujeito, ou a sua própria composição molecular), tornando-os essenciais para os produtos tecnológicos utilizados hoje em dia.

Foram originalmente utilizados em rádios, mas hoje em dia os semicondutores são parte integrante, sob a forma de microchips, de quase todos os dispositivos eletrónicos.

No mundo automóvel, a direção assistida, os sensores de travagem e as câmaras de estacionamento, entre outros equipamentos, dependem destes chips. Existem mais de 1000 microchips nos veículos atuais e mais de 3000 nos veículos elétricos.

Consulte os nossos concessionários oficiais Mercedes-Benz:

 

Ver todas as novidades »

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa