
Há sete décadas, o FIAT 600 conquistou um lugar de destaque na história do automóvel e na vida de milhões de condutores e famílias para quem ele representou o primeiro acesso à mobilidade. No total, foram produzidas 4.939.642 unidades deste modelo sob a marca FIAT em Itália, no Chile e na Argentina, onde foi fabricado até 1982. Além disso, a filosofia do 600, graças a licenças e acordos industriais, marcou um antes e um depois em países como Espanha ou a antiga Jugoslávia, onde era conhecido como Zastava 750.
No pós-guerra, era necessário oferecer veículos práticos, leves, polivalentes, económicos na produção e na compra, com mecânica fiável e fácil de manter. O engenheiro Dante Giacosa, pai dos FIAT 500 e 600, refletiu e trabalhou para encontrar a quadratura do círculo e, finalmente, encontrou-a numa carroçaria monocoque arredondada e numa estrutura mecânica em que todos os componentes fundamentais, como o motor, a caixa de velocidades e a transmissão, estavam situados na parte traseira do veículo, para reduzir custos e aumentar o espaço interior de um automóvel tão compacto.
No interior, optou-se por colocar bancos confortáveis e removíveis, que podiam ser retirados do habitáculo para desfrutar de um bom piquenique. O volante de baquelite e o velocímetro central eram características distintivas do posto de condução original. Em termos de habitabilidade, havia espaço reservado para a bagagem debaixo do banco do passageiro e, claro, debaixo do capot, onde se localizava a bagageira.
O design era inovador, com uma frente arredondada muito característica e uma traseira em que a tampa do motor incorporava estrias verticais para garantir uma ventilação ideal. Nas janelas, optou-se por vidros deslizantes que ofereciam uma alternativa acessível aos vidros que recolhiam para dentro da porta. Com todos estes elementos, o FIAT 600 era um automóvel com prestações pensadas para a cidade, mas com capacidades notáveis para enfrentar a estrada.
Um conceito revolucionário movido por um motor de quatro cilindros em linha, com 633 cm3 de cilindrada e uma potência de 21 cavalos, refrigerado a água, que iria melhorando o seu desempenho ao longo dos anos, gerido por uma caixa de 4 velocidades. Uma suspensão independente nas quatro rodas garantia o máximo conforto.
Durante toda a sua trajetória comercial, o FIAT 600 foi um automóvel camaleónico, capaz de se adaptar às necessidades de todos os tipos de clientes, como demonstram as suas versões com carroçaria comercial ou a sua silhueta descapotável, o 600 D. No entanto, a sua variante mais ousada foi o 600 Multipla (1955-1960). Com uma frente muito mais alta do que o normal e uma arquitetura interior inovadora, que permitia acomodar confortavelmente 6 pessoas em dimensões mais do que compactas, foi uma proposta totalmente inovadora. A sua configuração colocava dois passageiros à frente, dois numa fila central e outros dois em dois bancos traseiros. A bagageira plana e os bancos rebatíveis transformavam este veículo numa original caravana de campismo.
Em 1998, foi feita uma primeira tentativa de lançar um sucessor do 600, concretamente o FIAT Seicento, um compacto urbano de três portas que teve sucesso no seu segmento, como comprovam os 1,1 milhões de unidades vendidas até ao seu adeus ao mercado em 2004.
O atual FIAT 600 100% elétrico é uma homenagem merecida a um dos grandes nomes da história da marca no segmento B. Graças ao seu tamanho de 4,17 metros de comprimento, uma autonomia elétrica melhorada de mais de 400 km no ciclo combinado WLTP e mais de 600 km no ciclo urbano, representa a solução ideal tanto para os amantes da cidade como para os entusiastas do ar livre.
O seu design icónico no exterior e acolhedor e confortável no interior tornam-no o embaixador perfeito da "Dolce Vita" e de um bom estilo de vida. Com um equipamento e um cuidado com os pequenos detalhes que oferecem uma experiência totalmente inovadora a bordo, incorpora as funções de segurança e assistência mais avançadas, com todas as vantagens associadas ao nível 2 de condução assistida. Oferece um amplo espaço interior com 5 lugares e 15 litros de espaço de armazenamento interior, uma referência na sua categoria. A bagageira também é de grandes dimensões, com 360 litros de capacidade de carga.