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Filmagens de apresentação do novo Ranger Raptor

11/03/2022 | Automóvel

Desde o lançamento na Europa do primeiro Ranger Raptor, a Ford tem vindo a demonstrar as excepcionais capacidades off-road desta sua pick-up de elevada performance, através de uma série de filmes que podiam muito bem ser confundidos com as mais comuns películas de ação realizadas em Hollywood.  

Já disponível no canal de YouTube da Ford Europa, o mais recente mostra a Nova Geração Ranger Raptor a saltar de um avião de carga, a passar por baixo de aeronaves e a acelerar em terrenos de lama e água, tudo num cenário de um aeródromo.1 Este novo vídeo mantém-se fiel ao conceito do projeto “The Good, The Bad and The Bad-R-S-E” realizado pela Ford em jeito de homenagem aos westerns, bem como as espetaculares manobras, do tipo powerslide, e nuvens de poeira do filme original de apresentação do Ranger Raptor.  

As filmagens da produção mais recente foram antecedidas por cerca de três meses de planeamento, envolvendo uma equipa de 38 elementos que estiveram durante três dias, sob condições controladas, num aeródromo fechado ao público, instalações onde, em tempos, foram construídos e testados jatos militares.  

Antes de se instalar no local das filmagens, a equipa utilizou miniaturas para criar um storyboard totalmente animado, processo conhecido como animatic. Mais de 200 horas de trabalho foram dedicadas à produção desse animatic, o qual foi depois utilizado para aprovar todas as fases do processo, funcionando como um template para as filmagens reais.

Os saltos e os drifts foram concebidos e realizados por Paul Swift, duplo e referência mundial em condução de alta precisão, assente em mais de 30 anos de experiência, trabalhando em conjunto com a equipa de engenheiros do Ford Ranger, baseada na Austrália. Swift também conduziu a Nova Geração Ranger Raptor no evento de apresentação do modelo, realizado ao vivo na Europa e organizado pela Ford, onde realçou a potência do novo motor V6 de 3,0 litros e a concepção avançada da suspensão, permitindo-lhe realizar acrobacias surpreendentes.  

Os engenheiros da Ford envolvidos na fase de planeamento do vídeo estiveram sempre extremamente confiantes nas capacidades da Nova Geração Ranger Raptor em lidar eficazmente com as acrobacias pretendidas, pelo que em todas as sequências do filme o veículo utilizado é sempre uma unidade completamente de série, sem quaisquer modificações mecânicas. A única alteração consistiu na colocação de um cinto de segurança multi-ponto para o condutor, em vez do cinto tradicional.  

Paul Swift trabalhou com o prestigiado realizador Nick Piper para mostrar o elevado desempenho da Nova Geração Ranger Raptor. Anteriormente, Piper havia realizado filmes publicitários para marcas de renome mundial, incluindo a Google e a McDonalds, bem como vídeos musicais para artistas icónicos como Madonna e Lenny Kravitz.  

Os pilotos que surgem no filme são os normais pilotos do avião de carga, estando mais habituados em fazer transportes de carga em África do que de pick-ups novas. O guião do filme exigia que uma tripulação de oito pessoas voasse pela pista de 1.800 metros a uma velocidade de 200 km/h, para que as câmaras de alta velocidade pudessem mostrar a emocionante fuga, do porão de carga, da Nova Geração Ranger Raptor, libertando-se de uma rede de aço com 22 metros.  

Para captar as sequências dinâmicas, a equipa de filmagem utilizou drones, buggies eléctricos especiais e um carro-câmara do tipo Robo Arm, sistema que recorre a uma grua robótica montada no tejadilho com uma câmara acoplada, permitindo aos duplos e às equipas de filmagem obter imagens de carro para carro, em grandes planos. Uma equipa de segurança especializada –incluindo três camiões de bombeiros de aeroporto e respetivas equipas – estiveram de prevenção ao longo das filmagens.  

Uma vez completadas, a Imagination – agência criativa parceira da Ford – passou centenas de horas a traalhar em pós-produção para criar sete versões diferentes do filme final, destinadas a várias plataformas e audiências. Desde que foi publicado no canal do Youtube da Ford Europa, o filme “Next-Gen Ford Ranger Raptor Cleared to Land in Europe” (“Nova Geração Ford Ranger Raptor Autorizada Para Aterrar na Europa”) já teve mais de 150.000 visualizações. 

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