Novidades

Ford explora testes a três anos com comunidades E-Transit a células de combustível a hidrogénio

10/05/2023 | Automóvel

Ford explora testes a três anos com unidades E-Transit a células de combustíveis a hidrogénio, capazes de proporcionar uma maior autonomia e mais tempo operacional.

  • Ford lidera consórcio de inovação para testar a tecnologia de células de combustível a hidrogénio, utilizando uma Ford E-Transit 100% elétrica.
  • Os operadores de furgões de entregas irão beneficiar de uma autonomia alargada e dos carregamentos mais rápidos deste veículo com zero emissões.
  • Desenvolvimento de uma pequena frota de protótipos no Reino Unido, recorrendo à especialização da Ford Pro em termos de veículos comerciais, a utilizar no âmbito de um projeto de investigação mais amplo sobre combustíveis alternativos.

DUNTON, Reino Unido, 10 de maio de 2023 - A Ford lidera uma investigação sobre o potencial do hidrogénio como fonte de energia a bordo do seu aclamado veículo comercial 100% elétrico E-Transit.

O projeto baseado no Reino Unido irá esclarecer se a tecnologia de células de combustível de hidrogénio poderá ajudar a proporcionar aos clientes da E-Transit uma melhor autonomia de condução com zero emissões, com cenários de utilização intensiva de energia.

Parcialmente financiado pelo Advanced Propulsion Centre (APC), o consórcio da Ford formado por seis líderes em tecnologia automóvel e parceiros operadores de frotas, irá, também, ajudar a determinar a necessária infraestrutura de apoio para o reabastecimento do hidrogénio.

A Ford Pro, a divisão de Veículos Comerciais (VC) e de serviços da companhia, irá utilizar o projeto-piloto para expandir a sua experiência em conversões, apoiando-se nos engenheiros locais e nos especialistas da E-Transit das instalações de Dagenham e do Centro Técnico de Dunton, no condado de Essex, no Reino Unido.

Tim Slatter, Presidente da Ford Grã-Bretanha, afirmou: “A Ford acredita que a principal aplicação das células de combustível poderá ser feita nos seus VC maiores e mais pesados, de modo a garantir que se mantêm isentos de emissões, satisfazendo, ao mesmo tempo, as elevadas necessidades diárias de energia que os nossos clientes exigem. A Ford tem uma história inigualável no sector dos VC graças à inimitável Transit, pelo que estamos fortemente motivados na exploração de novas formas de tornar os serviços de entregas limpos uma realidade, inclusivamente para os nossos veículos mais utilizados na estrada”.

Integrar tecnologia automóvel de carbono zero

O projeto da Ford com o APC para a E-Transit a célula de combustível de hidrogénio validará a realidade comercial do veículo, unindo os conhecimentos especializados da Ford como líder há 57 anos do mercado de furgões no Reino Unido, com os peritos em células de combustível e operadores de frotas, incluindo a Ocado Retail. Outros parceiros no projeto são a bp, na captação e utilização de hidrogénio e requisitos de infraestrutura; a Cambustion, responsável pelos testes do sistema de célula de combustível; a Viritech, na conceção de sistemas de armazenamento de hidrogénio; e a Cygnet Texkimp, como fornecedora das ferramentas em fibra de carbono dos tanques pressurizados.

As células de combustível de hidrogénio produzem eletricidade através da combinação de hidrogénio, existente num depósito a bordo, e oxigénio, tendo a água como única emissão daí resultante. Essencialmente, o sistema utiliza o tanque de hidrogénio como uma “bateria a gás” para incrementar a autonomia e fornecer um carregamento mais rápido do que o proporcionado pelas baterias sólidas e pelos carregadores ligados à rede, utilizados pelos Veículos Elétricos (VE). Isto poderá beneficiar os operadores em casos de utilização mais intensa, incluindo transportes de longa distância, cargas máximas, equipamentos auxiliares (como caixas frigoríficas), ou utilizadores com oportunidades limitadas de carregamento durante os turnos de operação. Desde os anos 90 que a Ford tem vindo a investigar a tecnologia de células de combustível, tendo desenvolvido diversos protótipos e aperfeiçoado veículos de teste em frotas diversas, em parceria com clientes, tendo, em 2021, feito a demonstração de uma unidade E-Transit a célula de combustível no “CENEX Low Carbon Vehicle Show”. A nível europeu, a Ford está, também, envolvida numa série de projetos financiados por entidades públicas, dedicados a explorar as possibilidades de utilização das tecnologias de hidrogénio, tanto para utilização em veículos movidos a motores de combustão interna como a células de combustível.

Uma frota de testes, composta por oito unidades Ford E-Transit a células de combustível de hidrogénio, será utilizada em períodos de seis meses, ao longo do projeto de três anos, até 2025. Os dados da frota de testes irão fornecer informações sobre os custos totais de propriedade e de operação de um furgão de grandes dimensões, com autonomia alargada e zero emissões, e um tempo operacional correspondente a um modelo equivalente equipado com um motor Diesel.

As unidades protótipo da Ford E-Transit estarão equipadas com uma pilha de combustível de elevada potência, em conjunto com uma significativa capacidade de armazenamento de hidrogénio, otimizada em termos de segurança, capacidade, custo e peso. Um elemento importante do projeto permitirá avaliar a reciclagem eficiente e viável dos componentes em fim de vida útil.

“Road to better”

O projeto E-Transit a hidrogénio é um pilar do empenho ambiental “Road to Better” da Ford, colocando em evidência o modo como as operações da companhia na Europa estão alinhadas, com o intuito de gerar a primeira região neutra em carbono, em 2035. A Ford reduziu as emissões das suas instalações fabris a nível global em 40 por cento desde 2017.

Para mais informações clique aqui

Ver todas as novidades »

Campanhas Automóveis

1936_800x600.webp

Venha conhecer a nova eCanter 100% elétrica na C.A.M.

15/04/2024
1931_800x600.webp

Recarregamento de Gás para o Ar Condicionado do teu Opel

11/04/2024
1932_800x600.webp

Muda o óleo do teu Opel na Auto-Industrial

11/04/2024
1933_800x600.webp

Mantém-te Seguro: Mudança de Pneus Opel com a Auto-Industrial

11/04/2024
1934_800x600.webp

Revisão Anual Opel é na Auto-Industrial

11/04/2024
1930_site-grupo-800x600.webp

OPEL ENERGY ELECTRIC DAYS | Auto-industrial

10/04/2024
1928_home-roadshow-vans-eletricos-grupo-auto-industrial.webp

Venha testar a Gama Elétrica Mercedes-Benz Vans

09/04/2024
1927_ford-puma_800x600-2.webp

Abril 25% Desconto

08/04/2024
1921_grupo-800x600.webp

Sensores de Estacionamento Opel

02/04/2024
1923_grupo-800x600.webp

Desconto em peças sazonais de desgaste Opel

02/04/2024
1924_grupo-800x600.webp

Mudança de Óleo e Filtro Opel

02/04/2024
1919_2_ford-explorer-oferta-wallbox-800x600.webp

Ford Explorer | Oferta Wallbox*

27/03/2024

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa