Novidades

Mercedes-AMG EQE: para o futuro com dinâmica de condução e apelo emocional

08/07/2022 | Automóvel

Desempenho superior com propulsão elétrica alimentada a bateria na vanguarda tecnológica

A Mercedes-AMG está consistentemente a impulsionar o Futuro do Desempenho de Condução e a expandir o seu portfolio de produtos com modelos elétricos a bateria de elevado desempenho. A gama de modelos tem agora duas novidades, designadamente as duas limousines de executivos Mercedes-AMG EQE 43 4MATIC (consumo de energia elétrica em ciclo combinado WLTP: 22.4–19.6 kWh/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado WLTP: 0 g/km; autonomia WLTP: 463–534 km)[1] e Mercedes-AMG EQE 53 4MATIC+ (consumo de energia elétrica em ciclo combinado WLTP: 22.6–20.2 kWh/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado WLTP: 0 g/km; autonomia WLTP: 459–526 km)1. Os modelos são baseados na arquitetura elétrica da Mercedes exclusiva das classes de luxo e premium. (EVA2). Os equipamentos específicos da AMG – particularmente nos domínios da cadeia cinemática, suspensão, travões, som, design exterior e interior, e equipamento – asseguram uma experiência de condução AMG dinâmica com apelo emocional. A versão EQE 43 4MATIC está disponível a partir de 105.650€ e a versão EQE 53 4MATIC+ a partir de 111.800€.

Ambos os novos modelos Mercedes-AMG EQE oferecem um conceito de propulsão orientado para o elevado desempenho com dois motores elétricos. A potente cadeia cinemática elétrica (eATS), com um motor elétrico em cada eixo, também proporciona tração integral totalmente variável, que transmite otimamente a força motriz ao asfalto em todas as condições de condução. A gama de potência varia desde 350 kW (476 CV) no EQE 43 4MATIC, até 505 kW (687 CV) no EQE 53 4MATIC+ com o opcional pack AMG DYNAMIC PLUS e função de potência suplementar. O binário máximo varia desde 858 até 1000 Nm.

AMG SOUND EXPERIENCE: espectro sonoro emocional para uma experiência de condução exclusiva

Os modelos Mercedes-AMG sempre representaram emotividade. O som do veículo foi sempre uma parte importante da experiência de condução da marca AMG – mesmo para os veículos totalmente elétricos da AMG. O sistema de som cria uma experiência sonora única com o auxílio de altifalantes especiais, de um atuador de graves e de um gerador de som. O sistema integra o programa "Authentic" de série enquanto o programa "Performance" está disponível como opção (apenas para o EQE 53 com o Pack AMG DYNAMIC PLUS). Ambos estão disponíveis nas três versões: "Balanced", "Sport" e "Powerful". A tonalidade e a intensidade do equipamento AMG SOUND EXPERIENCE exclusivo são afinadas de acordo com o estado atual de condução, com o programa da transmissão selecionado ou com as pretensões do condutor, quer no interior quer no exterior.

Motores elétricos específicos da AMG para um Desempenho de Condução perfeitamente equilibrado

Os motores elétricos AMG nos eixos dianteiro e traseiro são do tipo motor síncrono de excitação permanente. A ênfase no desempenho já é evidente nos valores de potência e de binário. Além disso, os motores elétricos são caracterizados por um ótimo equilíbrio entre aumento de potência, eficiência e baixo ruído. Os motores elétricos do EQE 43 4MATIC integram afinação e controlo específicos da AMG. O EQE 53 4MATIC+ está equipado com motores elétricos específicos da AMG com adaptação dos enrolamentos e dos núcleos laminados, intensidades de corrente superiores e um inversor específico. Isto permite atingir maiores rotações do motor e até mais potência, que é particularmente notável durante a aceleração e à velocidade máxima.

O motor elétrico no eixo traseiro é particularmente potente graças às seis fases, sendo constituído por dois enrolamentos, cada um com três fases. O estator com enrolamentos de atração assegura um campo magnético particularmente forte.

A acrescentar a isto está o conceito de gestão térmica altamente eficiente, que permite repetidas manobras de aceleração com uma potência continuamente elevada. A peça central do design sofisticado é a designada lança de água no veio do rotor, que o arrefece. Outros elementos de arrefecimento específicos da AMG no circuito de arrefecimento incluem as aletas especiais de dissipação calor no estator e a estrutura de aletas em forma de pinos no inversor, que é construída em cerâmica de elevado rendimento. Além disso, está instalado um permutador de calor do óleo da caixa de velocidades: além de ser arrefecido, o óleo também é pré-aquecido durante o arranque a frio para aumentar a eficiência.

Bateria de nova geração com uma capacidade de 90.6 kWh

Os novos modelos Mercedes-AMG EQE estão equipados com uma potente bateria de 328 V de elevado desempenho, fabricada de acordo com a mais moderna tecnologia de iões de lítio. Tem uma capacidade de armazenamento de energia útil de 90.6 kWh e é constituída por dez módulos com um total de 360 células do tipo bolsa. O sistema de gestão da bateria no EQE 53 também foi afinado especificamente pela AMG. Nos programas da transmissão Sport e Sport+ é dado ênfase ao desempenho, enquanto o programa Comfort tem a função de proporcionar a máxima autonomia possível. A bateria de nova geração é caracterizada por uma elevada densidade de energia e uma elevada capacidade de carregamento. Outra característica nova é a possibilidade de atualização remota do sistema de gestão da bateria ao longo do ciclo de vida do modelo. O EQE 53 4MATIC+ também integra uma cablagem específica da AMG adaptada para uma maior capacidade de desempenho. Foi alcançado um avanço significativo a nível de sustentabilidade na composição química das células: o conteúdo de cobalto foi reduzido para dez por cento. O material ativo otimizado é constituído por níquel, cobalto e manganês numa proporção de 8:1:1

Redução dos tempos de carregamento através do sistema inteligente de gestão térmica

Outra vantagem da nova geração da bateria corresponde aos reduzidos tempos de carregamento. A bateria pode ser carregada com uma potência de até 170 kW em postos de carregamento rápido com corrente contínua. Neste caso, a eletricidade necessária para percorrer 180 quilómetros (WLTP) pode ser carregada em apenas 15 minutos[2]. Graças ao carregador de bordo, o AMG elétrico pode ser carregado comodamente em casa do cliente ou em postos de carregamento públicos com uma potência de 11 kW, ou opcionalmente com uma potência de 22 kW com corrente alternada, a disponibilizar em breve. No Japão também será possível o carregamento bidirecional, ou seja, carregamento em ambos os sentidos. Adicionalmente, existem programas inteligentes de carregamento que podem ser ativados automaticamente em função do local. Funções como o carregamento com economia da bateria tornam as operações de carregamento ainda mais eficientes.

O eficiente sistema de gestão térmica também é importante para reduzir os tempos de carregamento. Se a função "Navegação com Inteligência Elétrica" for ativada, a bateria é previamente aquecida ou arrefecida durante a condução para alcançar a temperatura ótima para um carregamento rápido no posto de carregamento. A gama de temperatura desejada da bateria é alcançada com o auxílio do circuito de arrefecimento e de um aquecedor suplementar PTC (Positive Temperature Coefficient) integrado no circuito.

A bateria foi projetada para funcionar a uma temperatura ótima em todas as condições de funcionamento. A estrutura da bateria em alumínio inclui canais através dos quais circula líquido de arrefecimento. Em suma, o sistema inteligente de gestão da temperatura e do carregamento assegura que possam ser mantidas elevadas correntes de carregamento durante um longo período de tempo.

A bateria também se destaca pela sua durabilidade. A função Carregamento ECO contribui significativamente para isso: o controlo inteligente reduz a carga da bateria durante o carregamento, retardando assim o processo natural de envelhecimento da bateria. Os clientes também podem beneficiar da função "interrupção do carregamento": o processo de carregamento pode ser suspenso em períodos livremente selecionáveis, por exemplo, para utilizar mais tarde o horário mais económico do fornecedor de eletricidade. O certificado da bateria representa um longo ciclo de vida das baterias de alta tensão. É válido por um período de até dez anos ou de até 250.000 quilómetros.

Sistema inteligente para a recuperação eficiente de energia

A bateria também pode ser carregada através do sistema de recuperação eficiente de energia. A potência de recuperação é de até 260 kW[3]. O condutor pode ajustar a intensidade de recuperação em três níveis através das patilhas atrás do volante, e receber assistência otimizada do Assistente ECO de acordo com a situação. Neste caso, nos níveis de recuperação D e D-, é possível travar o veículo até à sua paragem simplesmente libertando o pedal do acelerador. No nível DAuto é possível atingir uma desaceleração de até 5 m/s², dos quais 3 m/s² são devidos à recuperação (2 m/s² através do sistema de travagem AMG de elevado desempenho).

Sistemas de tração integral AMG Performance 4MATIC e 4MATIC+ totalmente variáveis

A potência dos motores é transferida para o asfalto através do sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC (EQE 43) ou 4MATIC+ (EQE 53), de série. Contrariamente ao modelo anterior, o sinal "+" na designação 4MATIC+ representa não só o sistema de tração integral totalmente variável equipado no EQE 53, mas também todo o desempenho e o dinamismo adicionais que proporciona. Em ambos os modelos, o sistema distribui continuamente o binário entre os eixos dianteiro e traseiro em função da situação de condução: comparativamente a um sistema de tração integral mecânico, o sistema específico de uma cadeia cinemática elétrica assegura uma resposta significativamente mais rápida. O binário é controlado a uma frequência de 160 ciclos por minuto e ajustado se necessário. A distribuição do binário depende do programa da transmissão selecionado: no modo "Comfort" é dada ênfase à máxima eficiência, enquanto nos modos "Sport" e "Sport+" a distribuição do binário é realizada tendencialmente para o eixo traseiro no interesse de uma maior dinâmica lateral.

Suspensão AMG RIDE CONTROL+ com amortecimento continuamente ajustável

A suspensão pneumática AMG RIDE CONTROL+ com amortecimento continuamente ajustável é baseada numa suspensão do eixo dianteiro de quatro braços e numa suspensão traseira multilink. Ambas são otimizadas com suportes de roda, braços da suspensão e barras estabilizadoras específicos da AMG com maior rigidez. Na sua configuração básica, corresponde à suspensão do AMG EQS e do AMG GT Coupé de quatro portas, mas a sua configuração foi adaptada para o AMG EQE. O suporte do eixo traseiro está ligado à carroçaria através de apoios com uma rigidez superior em 50 % e uma menor folga no apoio por forma a ser obtida uma ligação ainda mais direta à estrada. Os engenheiros da AMG afinaram especificamente todos os componentes para cumprir os requisitos especiais dos clientes da AMG. Isto aplica-se ao conforto de condução e também à dinâmica de condução.

O amortecimento continuamente ajustável utiliza duas válvulas limitadoras de pressão. Estas válvulas de controlo continuamente variável, localizadas no exterior do amortecedor, permitem ajustar mais rigorosamente a força de amortecimento às diferentes condições de condução e aos programas da transmissão: uma válvula controla a fase de retorno, ou seja, a força de extensão, enquanto a outra válvula controla a fase de compressão. As fases de retorno e de compressão são controladas independentemente uma da outra. Esta tecnologia permite aumentar o conforto e também tornar a dinâmica de condução ainda mais desportiva.

A unidade de controlo da suspensão analisa os dados – incluindo os dados dos sensores de aceleração e de curso das rodas – para ajustar a força de amortecimento de cada roda em frações de segundo para adaptar à suspensão à situação. Os engenheiros de desenvolvimento da AMG conseguiram aumentar significativamente a diferença entre performance e conforto. Entre outros fatores, através do aumento da diferença entre as forças de amortecimento mínima e máxima, e também de uma flexibilidade ainda maior do mapeamento das características. Através da utilização de duas válvulas de ajuste, a força de amortecimento do amortecedor pode ser ajustada em todo o espectro de vibrações da roda. Graças ao design especial das válvulas, o amortecedor reage rápida e sensivelmente às irregularidades da superfície da estrada e às condições de condução.

A eficiência também se alimenta do controlo inteligente da distância ao solo, permitindo uma melhor aerodinâmica e um menor consumo de energia. Nos programas da transmissão S e S+, os modelos Mercedes-AMG EQE já são conduzidos à distância ao solo mais baixa (-15 mm) a partir dos 0 km/h. No programa da transmissão C, o controlo da distância ao solo é realizado em função da velocidade, baixando a distância ao solo a partir dos 120 km/h e aumentando a uma velocidade do veículo inferior a 80 km/h.

A elevada dinâmica de condução também é reforçada pelos pneus especiais, que são especificamente adaptados aos requisitos dos veículos totalmente elétricos AMG Performance, incluindo pneus MICHELIN Pilot Sport EV, concebidos para veículos desportivos elétricos.

Direção do eixo traseiro de série

Ambos os modelos Mercedes-AMG EQE estão equipados com direção do eixo traseiro de série. O ângulo da direção de até 3.6 graus favorece um comportamento ágil. A interação entre as direções dos eixos dianteiro e traseiro foi concebida para fornecer uma resposta rápida com o mínimo esforço aplicado ao volante durante a condução em zonas urbanas ou rurais. Até à velocidade de 60 km/h, as rodas traseiras são direcionadas para o lado oposto ao das rodas dianteiras. Isto torna o Mercedes-AMG EQE manobrável, leve e ágil. O efeito é particularmente benéfico em curva, durante uma mudança de direção rápida e em manobras lentas. A uma velocidade superior a 60 km/h, as rodas traseiras são direcionadas para o mesmo lado das rodas dianteiras. A resultante distância entre eixos, virtualmente alargada, proporciona uma maior estabilidade e segurança de condução a alta velocidade e durante mudanças rápidas de faixa de rodagem ou manobras de desvio repentinas.

Para uma experiência de condução personalizada: modos da transmissão AMG DYNAMIC SELECT

As características de comportamento do veículo podem ser alteradas pelo condutor com um simples toque num botão para se adaptarem à respetiva situação ou às suas preferências. Isto é possível através dos cinco programas da transmissão "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport+" e "Individual" da função AMG DYNAMIC SELECT. Os programas abrangem um amplo espectro, desde um conforto particularmente elevado até uma performance mais acentuada. Parâmetros importantes como as características da cadeia cinemática e da entrega de potência, a configuração da suspensão, as características da direção e a experiência de som AMG, entre outros, estão incluídos no programa da transmissão selecionado. A máxima potência de propulsão pode ser disponibilizada no programa da transmissão Sport+, ou em todos os programas da transmissão quando o pedal do acelerador é pressionado totalmente. Noutros programas da transmissão (exceto Sport+), a potência máxima é ajustada para aumentar a eficiência e reduzir o consumo de energia.

O condutor pode selecionar previamente a configuração básica através dos programas da transmissão AMG DYNAMIC SELECT: com um simples toque num botão, as características de comportamento variam, por exemplo, desde a máxima dinâmica no modo "Sport+" até uma configuração particularmente confortável no modo "Comfort". Além disso, a configuração pode ser ajustada em três níveis independentemente dos programas da transmissão, através de um botão específico.

Em função do programa da transmissão, a unidade de controlo da cadeia cinemática ativa automaticamente os diferentes pontos de atuação e estratégias de arrefecimento: nos modos "Sport" e "Sport+", o sistema de arrefecimento é ativado mais cedo e a capacidade de arrefecimento é aumentada para manter a potência fornecida durante mais tempo. O condutor pode ter ainda um maior prazer de condução – por exemplo, em circuitos fechados – utilizando a função ESP OFF.

Sistema de travagem AMG de elevado desempenho

Os travões AMG de elevado desempenho, com pinças de seis êmbolos e discos de travão de 415 x 33 milímetros no eixo dianteiro, proporcionam valores de desaceleração de primeira classe com uma elevada resistência ao desgaste e uma excelente durabilidade.

Os travões do eixo traseiro integram pinças de um êmbolo e discos de travão de 378 x 22 milímetros. Os travões compósitos cerâmicos AMG de elevado desempenho, disponíveis como equipamento opcional, integram discos de travão de dimensões ainda superiores, com 440 x 40 milímetros no eixo dianteiro (apenas em combinação com jantes de 21 polegadas). Outro equipamento tecnologicamente avançado é o servofreio inteligente i-Booster. Assegura que o sistema de travagem combina a recuperação de energia elétrica com a travagem hidráulica altamente eficiente. Para essa experiência de condução realmente autêntica, o i-Booster é especialmente afinado à característica do pedal dos travões e do sistema de travagem AMG.

AMG SOUND EXPERIENCE: experiência de som exclusiva com uma ampla largura de banda

Com o AMG SOUND EXPERIENCE, a AMG dá uma nova voz à mobilidade elétrica – uma banda sonora para o exterior e para o interior que reforça emocionalmente a experiência de condução dinâmica. Tal como os programas da transmissão, a composição acústica tem uma ampla largura de banda: na versão básica de série "Authentic", o cliente pode regular o som e a sua intensidade em função do estado da condução e do programa da transmissão selecionado. Os sons distintivos da AMG são gerados com o auxílio de software adicional, incluindo altifalantes especiais, um atuador de graves e um gerador de som.

Outra opção para uma personalização ainda superior: utilizando os botões do volante AMG ou o ecrã central, o condutor pode selecionar as características de som "Balanced", "Sport" e "Powerful" em qualquer programa da transmissão. Durante a atuação da função RACE START, o veículo produz um som único para corresponder à aceleração dinâmica.

O pack AMG DYNAMIC PLUS também inclui o equipamento AMG SOUND EXPERIENCE "Performance", que cria uma paisagem sonora ainda mais emocional, também opcionalmente com as características de som "Balanced", "Sport" ou "Powerful". Além dos sons de condução, inclui ainda os designados sons de eventos, que são sons apropriados para todas as funções do veículo que emitem um som. Isto inclui o trancamento do veículo bem como o arranque e a paragem do motor elétrico. O programa até simula o típico som clique das luzes de mudança de direção, pois muitos condutores não dispensam este som tão familiar. Uma nova funcionalidade é o som de eventos específico da AMG que é ouvido quando o veículo é trancado. Os sons de eventos podem ser desativados em qualquer momento através das definições do sistema multimédia – separadamente para o exterior e o interior.

Design exterior com funcionalidades características da AMG

Com as suas linhas em forma de arco e o habitáculo numa posição avançada com "fastback", os novos modelos Mercedes-AMG EQE distinguem-se claramente dos veículos equipados com motor de combustão. A filosofia de design é refletida nas superfícies de dimensões generosas, na menor quantidade de juntas entre painéis e nas transições contínuas. O design exterior também integra elementos característicos da AMG.

A grelha em black panel específica da AMG com aletas verticais cromadas estampadas, estrela Mercedes e inscrição "AMG" caracterizam a secção dianteira. Os faróis DIGITAL LIGHT de série integram uma projeção específica da AMG quando o veículo é aberto. O idioma de design distintivo continua no para-choques dianteiro, que é pintado na cor da carroçaria. Isto é contrastado pelo para-choques dianteiro em forma de asa A típica da AMG, que é pintado em preto brilhante e integra um revestimento cromado. O mesmo visual caracteriza o repartidor dianteiro em preto brilhante com elementos aerodinâmicos e aletas nas entradas de ar simuladas. Além disso, o modelo está equipado com difusores de ar nos lados esquerdo e direito em preto brilhante para o designado efeito cortina de ar. Os painéis de proteção das embaladeiras AMG em preto brilhante, o para-choques traseiro na cor da carroçaria com difusor aerodinamicamente otimizado e o spoiler traseiro de maiores dimensões completam a aparência dinâmica. Estas soluções melhoram a dinâmica de condução e a eficiência: a força ascendente traseira é reduzida sem alterar significativamente o arrasto aerodinâmico. Todas as jantes de liga leve AMG são de baixo atrito aerodinâmico.

Design interior com um toque particularmente desportivo

O interior também é dominado por características AMG que definem o estilo. Aqui os novos modelos oferecem um ambiente desportivo, incluindo os bancos AMG com desenho específico e revestimento especial em pele sintética ARTICO com microfibra MICROCUT e pesponto decorativo vermelho. Em alternativa, o revestimento dos bancos em pela nappa está disponível como opção, também com desenho específico da AMG. Adicionalmente, os encostos dos bancos dianteiros integram insígnias AMG e os apoios de cabeça dianteiros incluem emblemas AMG estampados.

Vários outros detalhes realçam o estilo independente do interior:

  • Painel de instrumentos e frisos centrais em pele sintética ARTICO na cor cinza espacial, com granulado NEOTEX e pesponto vermelho
  • Painéis centrais das portas e transição desde a consola central até ao painel de instrumentos em microfibra MICROCUT preta, com pesponto vermelho
  • Volante AMG Performance revestido em pele nappa, com secção inferior achatada, revestimento perfurado nos apoios das mãos, patilhas em alumínio para regular os vários níveis de recuperação de energia e ainda botões táteis para controlo das funções AMG
  • Pedais desportivos AMG, tapetes do piso AMG e revestimentos das embaladeiras das portas com inscrição AMG (iluminada com revestimento permutável)

O volante AMG Performance, com o seu design atraente de raios duplos e os botões perfeitamente integrados, combina harmonia visual com leveza. O aro do volante, que é achatado na secção inferior e revestido em pele nappa, pode ser equipado opcionalmente com aquecimento. Os botões táteis do volante AMG de série impressionam com ecrãs brilhantes. Isto permite controlar funções de condução importantes e os programas da transmissão, sem retirar as mãos do volante. Podem ser selecionados diretamente vários parâmetros. Os menus no botão esquerdo do volante podem ser complementados individualmente, trocados ou reduzidos. Para esta finalidade, existe uma lista no display central ou no opcional MBUX Hyperscreen com mais de 15 opções de informação e configuração que podem ser selecionadas diretamente para os botões do volante.

Hyperscreen opcional com funções específicas da AMG e ecrã para o sistema de informação e entretenimento MBUX

Ambos os novos modelos podem ser opcionalmente equipados com o inovador MBUX Hyperscreen. Este ecrã curvilíneo de grandes dimensões estende-se praticamente em toda a largura do tablier. Estão instalados três ecrãs atrás de um vidro de cobertura comum que aparentam formar um único ecrã. Com o software adaptativo, o MBUX adapta-se completamente ao seu utilizador e fornece sugestões personalizadas relativamente a várias funções de informação e de entretenimento, de conforto e do veículo. Com a camada zero, as principais aplicações são sempre apresentadas em função da situação e do contexto, no nível superior no campo de visão.

Na Europa e na China, também é permitido apresentar conteúdos dinâmicos durante a condução do veículo. Portanto é possível visualizar filmes, mensagens de texto ou apresentações, e ainda navegar na Internet sem restrições. A designada "função de branqueamento" impede que o condutor se distraia com o conteúdo apresentado. Mas mesmo sem conteúdo dinâmico, o ecrã do passageiro continua a ser uma fonte de atração com a nova proteção de ecrã específica da AMG.

O MBUX oferece uma gama de funções adicionais da AMG que realçam o carácter de elevado desempenho do veículo. Isto é particularmente verdade no que diz respeito aos distintivos ecrãs no painel de instrumentos, bem como no ecrã multimédia e no ecrã projetado. O rápido acesso aos programas da transmissão AMG DYNAMIC SELECT é fornecido pelo correspondente botão de entrada direta na consola central.

Pack AMG DYNAMIC PLUS com equipamento para uma condução dinâmica

O pack AMG DYNAMIC PLUS, disponível como opção para o EQE 53 4MATIC+, combina equipamento para uma condução dinâmica – incluindo a poderosa função RACE START, o aumento da velocidade máxima para 240 km/h e o emotivo sistema AMG SOUND EXPERIENCE "Performance". Os sons compostos especialmente para este mundo de sons – por exemplo, as funções de carregamento ou de informação e entretenimento – completam a experiência AMG.

A dinâmica de condução fornece o que o som promete: se a temperatura e o estado de carga forem adequados, a potência e o binário máximos para a função RACE START podem ser aumentados durante um breve período. O Mercedes-AMG EQE 53 4MATIC+ necessita então de apenas 3,3 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h. O atuador de graves de bordo e os altifalantes tornam clara a potência dos motores elétricos mesmo quando parados e fornecem um som de fundo carregado de emoção para uma elevada aceleração. Os gráficos específicos da AMG no ecrã também realçam visualmente o desempenho de condução. O sistema AMG Sound Experience também pode ser desativado em qualquer momento através das configurações do sistema multimédia, e separadamente para o exterior e para o interior.

Equipamentos opcionais adicionais para um dinamismo ainda superior

Opcionalmente, estão disponíveis vários equipamentos adicionais da AMG que reforçam o dinamismo dos modelos. Estes incluem o pack Night AMG com elementos de design em preto e cromado preto, pinças dos travões pintadas na cor vermelho ou elementos de revestimento em fibra de carbono AMG. As limousines elétricas de elevada potência também podem ser aperfeiçoadas em termos de dinâmica de condução, por exemplo, com o sistema de travões compósitos cerâmicos AMG de elevado desempenho. Está também disponível uma seleção de jantes de liga leve AMG aerodinamicamente otimizadas, de 20 e 21 polegadas.

A função AMG TRACK PACE, o engenheiro virtual de corrida, também está disponível como equipamento opcional: o software faz parte do sistema de informação e entretenimento MBUX e regista permanentemente mais de 80 dados específicos do veículo (como a velocidade, a aceleração), por exemplo, durante a condução numa pista de corridas. Além disto, são indicados os tempos por volta e por setor e também a respetiva diferença para um dado tempo de referência. Como os indicadores específicos são apresentados na cor verde ou vermelho, o condutor poderá compreender rapidamente, sem ler os números, se o seu tempo atual é inferior ou superior ao melhor tempo realizado. Os dados são indicados no ecrã multimédia, no painel de instrumentos e no opcional ecrã projetado.

Mercedes me Charge - quando o carregamento se torna uma questão secundária agradável

Estão disponíveis mais de 700.000 postos de carregamento em todo o mundo na rede de carregamento Mercedes me Charge, dos quais cerca de 300.000 localizam-se na Europa. O serviço Mercedes me Charge permite aos clientes acederem a uma vasta rede de estações de carregamento públicas localizadas, por exemplo, em cidades, nos centros comerciais, hotéis ou estações de serviço. A app Mercedes me mostra antecipadamente a localização precisa, a disponibilidade atual e o preço do carregamento na estação de carregamento selecionada. Esta informação também pode ser acedida através do sistema de navegação em veículos totalmente elétricos e é utilizada pelo sistema Navegação com Inteligência Elétrica do MBUX para calcular o percurso mais conveniente e rápido, incluindo paragens para carregamento. Na estação de carregamento, a autenticação é realizada através do ecrã no sistema multimédia MBUX, na app Mercedes me, no cartão Mercedes me Charge ou diretamente através da função Plug & Charge. Tudo o resto é tratado automaticamente através do Mercedes me Charge. Os clientes beneficiam do contrato de carregamento armazenado num ficheiro. Cada processo de carregamento é então debitado automaticamente – incluindo no estrangeiro. Todos os processos de carregamento são automaticamente cobrados mensalmente. Isto torna o carregamento do seu Mercedes-AMG EQE uma questão secundária agradável.

Em função dos seus perfis de condução, os clientes podem escolher o tarifário Mercedes me Charge mais adequado num sistema de tarifário inteligente e desta forma planear e gerir os seus custos de carregamento de forma transparente. Com este sistema de tarifário, os clientes também têm preços fixos à sua disposição que são aplicados independentemente do operador da estação de carregamento, entre os mais de 850 operadores de estações de carregamento só na Europa. Desta forma, a Mercedes-Benz está a criar a máxima transparência de custos nas estações de carregamento públicas.

Mercedes me Charge L - Tarifa inovadora de preço fixo, gratuita durante um ano

O melhor dos melhores: para os clientes de um novo Mercedes-AMG EQE elétrico, a tarifa base no tarifário Mercedes me Charge L é automaticamente disponibilizada no primeiro ano a contar a partir da data de ativação do serviço. A tarifa L facilita o carregamento por montantes fixos a preços favoráveis na rede de carregamento do Mercedes me Charge. Uma funcionalidade particularmente interessante para os clientes preocupados em poupar dinheiro: o carregamento extremamente rápido com potência de até 350 kW na rede IONITY também está disponível nas melhores condições com a tarifa L. Mas noutras estações de carregamento públicas, os clientes também pagam com as condições mais atrativas com a tarifa Mercedes me Charge L.

Utilização sustentável da energia elétrica graças ao Mercedes me Charge

Com o Mercedes me Charge, os clientes podem sempre ter a certeza de que o carregamento "verde" está disponível em todas as estações de carregamento públicas na Europa e na América do Norte, desde 2021. Os certificados de origem de elevada qualidade asseguram que a quantidade de energia elétrica de fontes renováveis que é fornecida à rede elétrica é igual à quantidade de energia elétrica consumida através do Mercedes me Charge. O carregamento verde funciona através do subsequente equilíbrio de um processo de carregamento com energia de fontes renováveis. Isto assegura que as quantidades apropriadas de energia verde sejam introduzidas na rede após o processo de carregamento. Para esta finalidade, são utilizados certificados de origem de elevada qualidade, que certificam a origem da energia e servem de certificado de nascimento da eletricidade com origem em fontes renováveis.

Planeamento de percurso preditivo e condução eficiente com Inteligência Elétrica

No que diz respeito à Navegação com Inteligência Elétrica, o nome diz tudo. Com base em diversos fatores, o sistema planeia o percurso mais rápido e confortável, incluindo paragens para carregamento, e por exemplo, reage dinamicamente aos congestionamentos de trânsito ou a uma mudança no estilo de condução. O sistema Inteligência Elétrica planeia antecipadamente um percurso rápido e conveniente, incluindo paragens para carregamento, com base em diversos fatores como a energia necessária calculada. O sistema inclui todos os dados relevantes no cálculo, desde a topografia e o percurso até à velocidade de condução e aos requisitos de aquecimento e arrefecimento.

Com o sistema Inteligência Elétrica, os novos modelos Mercedes-AMG EQE também reagem dinamicamente à situação do trânsito no percurso planeado. O veículo AMG regista os congestionamentos de trânsito e encerramentos de estrada, bem como as alterações aos requisitos de energia. Para os seus cálculos, o sistema utiliza informação armazenada na nuvem, que combina com os dados de bordo.

O percurso planeado pode ser editado individualmente. Por exemplo, o cliente pode definir a reserva adicional no destino e no posto de carregamento (Estado de Carga), sendo o valor predefinido igual a dez por cento da capacidade da bateria. Se a função "Carregar no destino" estiver selecionada, a reserva definida poderá ser reduzida até o destino ser alcançado. O MBUX indica se o nível de carga disponível da bateria é suficiente para regressar ao ponto inicial sem carregar.

Outras opções para o planeamento de percurso individual:

  • O cálculo do percurso dá preferência às estações de carregamento adicionadas manualmente ao percurso
  • O condutor poderá então excluir as estações de carregamento sugeridas.
  • A estimativa dos custos do carregamento por cada paragem para carregamento é calculada.

Se não for possível chegar ao destino ou à estação de carregamento com as configurações selecionadas, o MBUX informa o condutor atempadamente graças à "Monitorização ativa da autonomia" com uma mensagem para ativar as funções de condução ECO.

App Mercedes me: fácil de utilizar em smartphone e tablet

A app Mercedes me oferece muitas funções aperfeiçoadas e novas desde a última atualização. Estas incluem uma opção de filtragem que permite ordenar os postos de carregamento de acordo com critérios, como a disponibilidade ou a potência de carregamento. A app agora também mostra o nível de utilização provável da respetiva estação de carregamento durante o decorrer do dia, com base num cálculo de probabilidade.

Conceito de segurança abrangente: a bateria encontra-se protegida contra colisões na secção inferior da carroçaria

A bateria está instalada uma zona protegida contra colisões na secção inferior da carroçaria, mais precisamente numa estrutura da carroçaria que inclui um perfil de alumínio extrudido nas laterais. Durante a extrusão, um bloco de metal aquecido é pressionado através de moldes para dar forma a um perfil, que é então cortado à medida. Isto torna possível fabricar perfis extremamente complexos, precisamente à medida dos requisitos. O alojamento com estruturas absorventes de energia de impacto na dianteira e nas laterais, bem como uma chapa base rígida de parede dupla, fornecem proteção adicional para os módulos. Além disso, existe um sistema de segurança separado, de vários níveis, para a utilização no dia a dia. Este inclui, por exemplo, a monitorização da temperatura, tensão e da monitorização do isolamento. Se ocorrer uma avaria, a bateria é desligada. A monitorização de colisão com o veículo estacionado (durante o carregamento DC) é um equipamento de série.

Ciclo dos materiais

Os componentes pesam mais de 80 quilos e são fabricados em materiais reciclados e renováveis. Um novo fio feito de nylon recuperado é utilizado nas alcatifas do piso do modelo AMG totalmente elétrico. Uma tonelada deste fio permite reduzir mais de 6.5 toneladas de CO2 que seriam produzidas no fabrico de um novo material. O AMG EQE é também um dos primeiros veículos a ser fabricado com aço da Salzgitter AG, que é totalmente reciclado. Isto reduz as emissões de CO2 na produção de aço laminado em mais de 60 %. Após a utilização no veículo, também é possível dar uma segunda vida às baterias: por exemplo, num banco de energia operada pela Mercedes-Benz Energy GmbH. Em conjunto com os seus parceiros, a empresa já ligou três bancos de energia de grande escala com uma capacidade total de cerca de 50 MWh, criados a partir de baterias de automóveis, à rede elétrica da Alemanha. O primeiro sistema de bateria de 2ª vida foi ligado à rede em outubro de 2016, em Lünen, Westphalia.

Saiba mais nos nossos concessionários Mercedes-Benz:

Ver todas as novidades »

Campanhas Automóveis

1252_cam_800x600.webp

Desconto Exclusivo de 30€ em Oficina Ford Service

04/08/2022
1139_site-cam-800x600.webp

Novo Eclipse Cross PHEV | 440€/mês* + IVA

28/07/2022
1248_campanha-800x600.webp

Oferta de upgrade do seguro

22/07/2022
1242_noticia-grupo-800x600.webp

S01 Basic por apenas 4.990€

20/07/2022
1243_800x600.webp

Recarregamento de Gás Ar Condicionado

18/07/2022
1244_800x600.webp

Verificação de segurança de 20 pontos

18/07/2022
1222_Opel.r.__1_.webp

RETOMA OPEL

04/07/2022
1220_noticia_800x600.webp

Serviços de Chapa e Pintura Ford

29/06/2022
1218_noticia_800x600.webp

Verifique o estado dos Travões e Circuito de Travagem

28/06/2022
1215_classe-t-home-gai.webp

Novo Mercedes-Benz Classe T.

22/06/2022
1204_site-news-grupo-ai.webp

ENTREGA IMEDIATA. Procura um Renault? Na Gilauto não precisa esperar.

20/06/2022
1202_banner-renault-arkana-270-home.webp

Novo Arkana E-Tech híbrido por 270€/mês¹

19/06/2022

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa