Novidades

Nova geração Ford Ranger oferece funcionalidades de elevada tecnologia

23/11/2021 | Automóvel

A nova geração Ford Ranger oferece funcionalidades de elevada tecnologia, conectividade inteligente, capacidades melhoradas e versatilidade para o trabalho, família e lazer.

  • Engenheiros e designers da Ford juntaram-se a clientes em todo o mundo para criar uma pick-up em que possam confiar para o seu trabalho, utilização familiar e em lazer
  • Com um rico contributo dos clientes, os designers criaram um design exterior arrojado e determinado e um interior elegante, de alta tecnologia e acolhedor
  • A nova geração da Ranger oferece uma escolha de motores Diesel comprovados e duráveis, incluindo a adição do potente motor turbodiesel V6 da Ford 1
  • Um chassis e suspensão melhorados asseguram uma excelente condução e comportamento, quer se viaje com passageiros, com carga máxima ou em situações de reboque
  • Área de carga pensada para ajudar os clientes a fazer mais, com maior funcionalidade e um melhor acesso

A Ford colocou o mundo das pick-up de sobreaviso ao desvendar a mais inteligente, mais versátil e mais competente Ranger de sempre - disponibilizando uma pick-up ainda mais desejável para os clientes.

Com base em muitos anos de experiência da Ford em pick-ups e num profundo conhecimento dos seus clientes, a empresa colaborou com clientes em todo o mundo para criar um veículo e uma experiência de utilização em que os proprietários da nova geração Ranger podem confiar para os seus negócios, vida familiar e aventura.

As encomendas para a nova geração do Ranger terão início na Europa no final de 2022 e as entregas estão previstas para o início de 2023. A atual Ranger é líder no segmento das pick-up na Europa e estabeleceu recentemente um novo recorde de vendas de 45.539 unidades, com uma quota de mercado de 39,9 por cento. 2

"A Ranger continua a ter um desempenho forte na Europa com vendas recordes", acrescentou Hans Schep, Diretor Geral, Veículos Comerciais, Ford Europa. "A Ranger mais inteligente, mais competente e mais versátil até ao momento irá proporcionar ainda mais da força e do estilo que sabemos que os clientes valorizam".

“Living the Ranger Life”

"Reunimos muito conteúdo na nova geração da Ranger para inspirar os seus proprietários a fazer mais do que gostam de fazer, com funcionalidades que os encorajam a explorar novos horizontes", disse Gary Boes, Diretor de Gestão da Linha de Produtos Empresariais, Global Trucks. "Somos, também, proprietários de ‘pick-ups’ e esta paixão pelo estilo de vida Ranger traduz-se numa paixão pelo produto. Em última análise, queremos que a experiência dos nossos clientes com a sua ‘pick-up’ permita usufruir e melhore os seus estilos de vida".

A Ford chama a isto "Living the Ranger Life" e é algo partilhado por todos os designers e engenheiros envolvidos na criação da nova geração da Ranger.

O projeto da nova geração da Ranger foi liderado pelo Centro de Desenvolvimento de Produtos da Ford na Austrália. A sua equipa internacional de designers e engenheiros dedicados trabalhou com equipas em todo o mundo para não só incorporar a mais recente tecnologia, capacidade e segurança da Ford, mas também para conceber e testar a Ranger de acordo com os padrões mais exigentes da Ford.

Novo design, novas capacidades

O contributo dos clientes foi fundamental para o desenvolvimento do novo visual robusto da nova geração da Ranger. A Ford passou muito tempo com proprietários em todo o mundo, realizando mais de 5.000 entrevistas e dezenas de workshops com clientes para compreender como utilizavam as suas pick-up e o que queriam e esperavam na nova Ranger.

Visualmente, a nova geração da Ranger é ousada e confiante, com um exterior robusto que partilha o ADN global de design das pick-up da Ford. O design apresenta uma nova grelha definida e uma assinatura em “C” nos faróis dianteiros, enquanto uma subtil linha de ombros nas laterais incorpora arcos de rodas mais arrojados que dão à Ranger uma postura segura. Pela primeira vez, a Ford Ranger integra faróis de matriz LED, enquanto na secção traseira os faróis são concebidos em harmonia com a assinatura gráfica dos da frente. No interior, o habitáculo idêntico ao de um automóvel convencional eleva a fasquia, utilizando materiais de toque suave e de primeira qualidade, bem como um ecrã tátil central, de formato portrait, com o sistema de entretenimento e conectividade com a assinatura SYNC™ 4 da Ford.3

Por baixo da nova carroçaria está um chassis melhorado com uma distância entre eixos 50 mm mais longa e eixos 50 mm mais largos do que no Ranger anterior. Uma estrutura dianteira hidroformada cria mais espaço no compartimento do motor para o novo propulsor V6 e ajuda a Ranger a preparar-se para o futuro ao receber novas tecnologias de propulsão. Também permite libertar espaço na dianteira da pick-up para possibilitar um maior fluxo de ar para o radiador, o que ajuda a manter as temperaturas de funcionamento baixas ao rebocar ou ao transportar cargas pesadas.

Novas motorizações

Os clientes queriam ter a possibilidade de optar por mais potência e mais binário para rebocar cargas pesadas e utilizar em situações extremas de todo-o-terreno, por isso a equipa acrescentou o comprovado turbodiesel V6 de 3,0 litros da Ford e desenvolveu-o para a Ranger. É uma das três opções de motor turbodiesel disponíveis na fase de lançamento. 1

A nova geração da Ranger possibilitará, também, uma escolha de comprovados motores 2,0 litros Diesel, de quatro cilindros em linha, em versões Turbo e Bi-Turbo. A versão Turbo está disponível em dois níveis de performance diferentes e proporciona potência, binário e economia de combustível, 1 importante para proprietários de pequenas empresas ou em frotas de veículos comerciais. Já o motor Bi-Turbo é uma variante mais sofisticada, de desempenho superior, pensada para clientes que querem mais potência, mas que precisam de manter a economia de combustível. 1

"Sabemos que os nossos clientes levam as suas Ranger ao limite, por isso é assim que as testamos. Vamos mais além para garantir que as Ranger farão tudo o que os nossos clientes quiserem, uma e outra vez", disse Maharaj.

Conforto e comportamento dinâmico melhorados

Para desenvolver o conforto e a dinâmica que se esperam de uma pick-up que os clientes utilizam para uma vasta gama de utilizações, entre trabalho, família e lazer, os engenheiros concentraram-se nos elementos fundamentais.

"Temos um espectro realmente abrangente de clientes", disse Pearson. "Por um lado, poderemos ter proprietários de pequenas empresas que buscam um meio de transporte muito orientado para o trabalho. Eles procuram a tração tradicional de duas rodas com cabine simples e uma caixa de carga para transportar as suas mercadorias.”

"No extremo oposto estão os exigentes praticantes de ‘off-road’, os que realmente levam as suas Ranger ao limite em provas de resistência como o Rali Dakar. A próxima Ranger irá satisfazer as necessidades de ambos os tipos de clientes, bem como as de todos os que se encontram entre eles".

Os engenheiros avançaram o eixo dianteiro em 50 mm para lhe conferir um melhor ângulo de aproximação e aumentaram a largura do eixo para uma superior articulação em situações de fora de estrada, o que melhora a experiência off-road. Também deslocaram os amortecedores da suspensão traseira para o exterior das longarinas do chassis de forma a dar ao condutor e aos passageiros um superior conforto, quer em estrada, quer fora dela, independentemente de transportarem carga pesada para o trabalho ou de apenas levarem a família a jantar fora.

"Na nova geração da Ranger aumentámos a gama de afinações para dar aos nossos clientes o melhor de dois mundos - pensem nisto como um conceito 'Built Ford Tough Plus' - para que tenham a capacidade, resistência e durabilidade pelas quais as ‘pick-up’ Ford são conhecidas, bem como mais conforto e uma condução mais semelhante à de um automóvel, algo que também distingue o Ranger", disse Pearson.

Os clientes terão à sua escolha dois sistemas de tração às quatro rodas - um sistema eletrónico shift-on-the-fly ou um novo sistema avançado de tração às quatro rodas permanente com um tranquilizador modo set-and-forget, concebido para conferir as suas capacidades quando e onde os clientes precisarem. A recuperação em situações exigentes de off-road é facilitada pelos proeminentes duplos ganchos de recuperação no para-choques dianteiro.

Habitáculo com funcionalidades focadas no cliente

Os clientes pretendiam um habitáculo flexível e moderno, capaz de responder tanto às necessidades profissionais como às tarefas familiares. Assim, a Ranger precisa de servir tanto como espaço de trabalho como um refúgio, disponibilizando funcionalidades inteligentes e conectadas com mais conforto e opções de armazenamento do que nunca.

"Sabemos que os nossos clientes procuram um espaço interior inteligente e funcional onde se sintam confortáveis. Por isso, começamos a concebê-lo com um elevado nível de tecnologia bem integrada, armazenamento funcional inteligente e sugestões visuais para que o ambiente transmita conforto e espaço", disse Tran.

O coração da experiência de conectividade da Ranger é o grande ecrã tátil de 10,1 ou de 12 polegadas na consola central, o qual complementa o painel de instrumentos totalmente digital e dispõe do mais recente sistema SYNC™ 4 da Ford, que vem preparado para ser utilizado pelo cliente com os seus sistemas de comunicações, entretenimento e informação ativados por voz. Adicionalmente, existe um modem FordPass Connect incorporado de série, 4 permitindo a conectividade em movimento quando ligado com a aplicação FordPass™, 5 para que os clientes possam permanecer em contato com o seu mundo. O FordPass melhora a experiência de propriedade com características como o Remote Start (Arranque Remoto), 6 Vehicle Status (Estado do Veículo), e funções remotas de abertura e fecho de portas através de um dispositivo móvel.

Muitos dos controlos tradicionais dos modos de condução foram transferidos do tablier e da consola central para o seu próprio menu dedicado no ecrã SYNC™. Através de um único botão, os condutores podem aceder ao ecrã dedicado da Ranger para todos os modos off-road e de condução, onde podem monitorizar a cadeia de propulsão, os ângulos da direção, de inclinação e de rolamento do veículo, entre outros controlos.

O ecrã está também ligado a uma câmara de 360 graus 7 para facilitar o estacionamento em espaços urbanos apertados ou para ajudar a ultrapassar terrenos particularmente complicados enquanto se está a explorar. Além disso, os clientes podem controlar o novo sistema de iluminação da zona exterior da Ranger através do ecrã tátil ou da aplicação FordPass, o que significa que não têm de trabalhar, acampar ou fazer qualquer outra coisa no escuro. A tecnologia integrada na Ranger estará também apta a aceitar futuras atualizações de software, sem fios, Ford Power-Up, graças ao modem incorporado FordPass Connect.

"Encontrará qualidade no interior, mas com o duplo propósito de responder às necessidades de trabalho e de lazer. O novo comando ‘e-shifter’ de curso curto é um elemento central do ‘layout’ e é outro exemplo da influência que os clientes tiveram na nossa tomada de decisão", disse Tran. "Os clientes gostaram imenso do ‘e-shifter’, em particular do visual de elevada tecnologia e de ser intuitivo de utilizar".

A equipa de design também criou um armazenamento inteligente e características úteis para os proprietários. Não existem apenas locais para guardar o telemóvel ou para carregá-lo sem fios (consoante compatibilidade), 8 mas também um grande compartimento na consola central para guardar objetos. Além disso, os compartimentos nas portas são concebidos para transportar mais coisas, o largo tablier esconde um porta-luvas superior e há espaços de armazenamento por baixo e atrás dos bancos traseiros.

Construído para fazer mais, com melhor acesso e mais espaço funcional.

Fique atento às novidades Ford.

# # #

1 Os valores de eficiência de combustível e de emissões de CO2 oficialmente homologados serão publicados mais perto da data de comercialização. Os consumos de combustível/energia, as emissões de CO2 e a autonomia elétrica declarados são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (UE) 2017/1151, nas suas mais recentes redações. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. 

2 Volumes de vendas para os 20 principais mercados da Ford na Europa, com representação oficial através de companhias nacionais de vendas. Os mercados são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Suécia e Suíça.

3 Não conduza se estiver distraído. Sempre que possível recorra a sistemas de operação vocal; não manuseie equipamentos enquanto conduz. Algumas funções poderão ficar bloqueadas quando o veículo estiver em circulação. Nem todas as funções são compatíveis com todos os telefones.

Ver todas as novidades »

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa