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Novo Mercedes-Benz GLA

11/12/2019 | Automóvel

O novo modelo combina o melhor dos dois segmentos com maior volume de produção da Mercedes-Benz - os modelos compactos e os SUVs

O novo GLA, além de complementar a atual geração de modelos compactos da Mercedes-Benz, representa o nível de entrada na bem-sucedida família de modelos SUV da Marca. A altura do novo GLA, com 1611 milímetros (1616 com barras do tejadilho), supera a do seu antecessor em mais de dez centímetros. A correspondente posição dos bancos a uma altura superior, como é característico dos modelos SUV, também revela um maior espaço para a cabeça na primeira fila de bancos. O espaço para as pernas no banco traseiro é igualmente generoso mesmo considerando que o GLA é agora um centímetro e meio mais curto. As características de design típicas de um modelo de todo-o-terreno incluem a secção dianteira vertical, as reduzidas projeções das secções dianteira e traseira relativamente aos seus eixos e os revestimentos exteriores de proteção em torno do modelo. Os modelos 4MATIC incluem o Pack Off-Road Engineering de série, que engloba um programa de transmissão adicional, uma função de assistência à condução em descida e uma função de iluminação especial para condução fora de estrada, disponível em combinação com os faróis MULTIBEAM LED.

As funções aperfeiçoadas do Pack de Assistência à Condução do novo GLA incluem, a função de manobra de desvio, a função de corredor de emergência e a função de aviso de saída, que alerta o condutor sobre ciclistas ou veículos em aproximação. O Assistente Ativo de Travagem é ativado em muitas situações com a aplicação de travagens autónomas para evitar colisões ou reduzir a severidade das mesmas. O sistema também pode travar a uma velocidade de aproximadamente 60 km/h perante veículos parados e pedestres a atravessar a estrada. Em função da situação, este sistema permite mesmo evitar colisões até uma velocidade de 50 km/h. A chegada do novo GLA ao mercado português está prevista para a primavera de 2020.

Com os potentes e eficientes motores de quatro cilindros, os mais modernos sistemas de assistência à condução, o sistema de informação e de entretenimento MBUX com operação intuitiva bem como o abrangente controlo de conforto ENERGIZING, o novo GLA possui todas as qualidades da atual geração de modelos compactos da Mercedes-Benz.

O novo modelo combina o melhor dos dois segmentos com maior volume de produção - os modelos compactos e os SUVs. Os SUVs são um pilar estrutural importante no portfolio de produtos da Mercedes-Benz e representam atualmente o segmento de maior volume da Marca. Até à data, mais de seis milhões e meio de clientes em todo o mundo optaram por um SUV Mercedes-Benz.

Autoconfiante e dinâmico: o design exterior

O GLA é caracterizado por proporções robustas, com reduzidas projeções das secções dianteira e traseira relativamente aos seus eixos. A secção dianteira flui sobre o pilar A até à superfície vidrada visualmente compacta. Os power domes no capot, juntamente com as jantes de dimensões até 20 polegadas e as rodas instaladas à face das extremidades exteriores da carroçaria, reforçam a aparência de autoconfiança.

Os contornos claros, com menores arestas e superfícies acentuadas, transmitem modernidade. Os imponentes ombros da carroçaria e as linhas estilo coupé dos vidros laterais são características típicas do GLA. Este perfil lateral delineado confere ao modelo o seu toque dinâmico e elegante e oferece uma combinação interessante de luz e sombras.

Tal como noutros modelos SUV da Mercedes-Benz, a grelha do radiador é caracterizada por distintivas entradas de ar juntamente com uma lamela simples e uma estrela disposta centralmente. Os farolins traseiros são bipartidos, com refletores posicionados separadamente no para-choques, o que permite obter uma maior abertura do compartimento de bagagens. Outros detalhes práticos, que podem estar disponíveis opcionalmente em função da linha de equipamento, incluem as barras do tejadilho integradas e a proteção da embaladeira do compartimento de bagagens revestida em cromado.

Contemporâneo e de elevada qualidade: o interior

O painel de instrumentos apresenta uma geometria simples, que inclui ecrãs óticos na zona do condutor e do passageiro dianteiro. O lado do condutor é dominado pelo ecrã independente, que está disponível em três versões: com dois ecrãs de 7 polegadas (17.78 cm), com um ecrã de 7 e outro de 10.25 polegadas (26 cm) e, na versão Widescreen, com dois ecrãs de 10.25 polegadas.

O sistema de informação e de entretenimento de operação intuitiva MBUX (Mercedes-Benz User Experience) é um equipamento de série. O MBUX pode ser configurado individualmente com o auxílio de uma gama de opções. O computador, os ecrãs e os gráficos, a apresentação personalizável, o ecrã head-up display totalmente a cores, o sistema de navegação com realidade aumentada, o software de aprendizagem e o controlo por voz ativado com a instrução ”Olá Mercedes” são as principais características do sistema.

Significativamente aperfeiçoado: as dimensões e a funcionalidade do interior

Embora as dimensões exteriores sejam inferiores às do seu antecessor, o novo GLA oferece um interior mais espaçoso. Isto é particularmente verdade no que diz respeito ao espaço para as pernas no banco traseiro e ao volume do compartimento de bagagens.

Os bancos do condutor e do passageiro dianteiro estão posicionados a uma altura superior e são mais verticais comparativamente ao modelo anterior, sendo desta forma mais típicos de um SUV. O condutor e o passageiro dianteiro sentam-se a uma altura 140 mm superior comparativamente ao Classe A e 50 mm comparativamente ao Classe B. A visibilidade geral também foi melhorada comparativamente à do modelo anterior – principalmente devido à redução da secção transversal dos pilares do tejadilho, que agora obstruem menos o campo de visão para a zona circundante.

Os bancos traseiros podem ser opcionalmente ajustados em 14 centímetros enquanto o encosto do banco traseiro pode ser inclinado para uma posição mais vertical, permitindo criar mais espaço para o transporte de objetos volumosos. Continua a existir bastante espaço para uma ou duas pessoas no banco traseiro pois estas versões dos encostos do banco podem ser repartidas na proporção de 40:60. O encosto do banco traseiro pode ser repartido na proporção de 40:20:40, em que cada secção pode ser rebatida para baixo individualmente.

O piso do compartimento de bagagens de altura ajustável (de série) oferece uma considerável variabilidade. Quando os encostos do banco traseiro estão rebatidos e o piso do compartimento de bagagens se encontra na sua posição superior, pode ser criada uma área de carga praticamente plana desde os bancos dianteiros. Para transportar objetos volumosos, o piso do compartimento de bagagens pode ser colocado na posição inferior, a travessa atrás dos bancos traseiros pode ser removida e os bancos traseiros com o opcional ajuste longitudinal podem ser deslocados para a frente.

Mantendo o controlo do tráfego circundante: os sistemas de assistência à condução

O GLA integra os mais modernos sistemas de assistência à condução, apresentando os mais elevados padrões de segurança ativa no segmento de veículos compactos. As mais modernas funções do Pack de Assistência à Condução incluem, por exemplo, a função de manobra de desvio, a função de corredor de emergência, a função de aviso de saída e ainda um aviso quando são detetados pedestres na proximidade de passadeiras.

O Pack de Assistência à Condução inclui:

  • Assistente Ativo de Distância DISTRONIC com as funções:
    • Travagem perante veículos parados.
    • Extensão do início automático da marcha do veículo nas caudas de filas de trânsito em combinação com o Assistente Ativo de Estacionamento e sistema de navegação.
  • Ativação da função “Roda Livre” no modo da transmissão ECO.
  • Assistente Ativo da Direção com as funções:
    • Assistente Ativo de Travagem de Emergência – com destrancamento automático e ativação de uma chamada SOS para o centro de atendimento de emergência Mercedes-Benz após a imobilização do veículo.
    • Assistente Ativo de Mudança de Faixa de Rodagem em combinação com o sistema de navegação.
    • Função de corredor de emergência: na cauda de filas de trânsito em estradas reservadas a veículos motorizados, a velocidades inferiores a 60 km/h.
  • Assistente Ativo de Limite de Velocidade com reação às variações dos limites de velocidade em combinação com o Assistente de Reconhecimento de Sinais de Trânsito.
  • Ajuste da velocidade em função do percurso quando o veículo se aproxima de curvas, rotundas, praças de portagem, entroncamentos e antes da saída de estradas reservadas a veículos motorizados/vias rápidas – redução da velocidade do veículo perante a cauda de uma fila de trânsito, em combinação com o sistema de navegação.
  • Assistente de Direção em Manobra de Desvio.
  • Assistente Ativo de Faixa de Rodagem.
  • Assistente Ativo de Ângulo Morto.
  • Assistente Ativo de Travagem com função de manobra de desvio e função de cruzamento.
  • PRE-SAFE® PLUS: pode detetar um potencial impacto na traseira do veículo. Se persistir o perigo de colisão, o sistema também pode aplicar firmemente os travões do veículo quando se encontra parado, minimizando o risco de ferimentos na coluna cervical através da redução do solavanco para frente causado por um impacto na traseira do veículo.

Mesmo na sua versão puramente indicativa e a baixas velocidades, o Assistente de Ângulo Morto pode avisar sobre a presença de veículos, incluindo bicicletas, na zona de perigo. Pela primeira vez, antes do condutor sair do veículo, poderá ser avisado com um aviso visual no espelho exterior sobre a passagem de um veículo na zona crítica. Neste momento, se o condutor utilizar o manípulo da porta, será emitido um aviso sonoro adicional. O veículo que estiver a passar deve deslocar-se a uma velocidade superior a 2 m/s. A função também está disponível quando o veículo está parado e tiverem decorrido até três minutos após a ignição ter sido desligada. O Assistente Ativo de Ângulo Morto, um componente do Pack de Assistência à Condução, poderá atuar adicionalmente perante veículos no ângulo morto e na zona crítica com uma travagem ativa.

Viajar num modo mais relaxado: com o controlo de conforto ENERGIZING e bancos ativos ENERGIZING

O controlo de conforto ENERGIZING combina vários sistemas de conforto no veículo, desde a iluminação, um vasto leque de opções de massagem, até uma ampla gama de programas de revitalização. O ENERGIZING COACH recomenda estes programas de acordo com a situação. Se o smartwatch Mercedes-Benz vivoactive® 3 ou outro dispositivo Garmin® compatível estiver ligado, valores como o nível de stress ou a qualidade do sono do ocupante permitem melhorar a precisão da recomendação.

O controlo de conforto ENERGIZING é ainda complementado pelos bancos ativos ENERGIZING. Este sistema permite alterações benéficas a nível ortopédico na postura de acomodação no banco, através de pequenas variações na inclinação do assento e do encosto do banco. Os bancos ativos ENERGIZING estão disponíveis para o condutor e para o passageiro dianteiro em combinação com a regulação totalmente elétrica dos bancos com função de memória.

Organizado e limpo: a nova função de lavagem do veículo

O GLA é o primeiro modelo da sua classe a ser equipado com uma função de lavagem do veículo, uma característica conhecida do seu irmão mais crescido, o GLS. Com apenas um comando, os espelhos exteriores são rebatidos para dentro e os vidros laterais e o teto deslizante são fechados. A informação do sensor de chuva é eliminada por forma a que o limpa para-brisas permaneça desligado durante a lavagem do veículo. O controlo da climatização é comutado para o modo de recirculação de ar e, após alguns segundos, a imagem dianteira fornecida pela câmara de 360° (se equipada) é apresentada por forma a assistir o condutor durante a entrada na estação de lavagem de veículos. Estas configurações são automaticamente desativadas quando o condutor sai da estação de lavagem de veículos e acelera até uma velocidade superior a 20 km/h.

Conforto excecional em longas viagens e pleno prazer de condução: a suspensão

O eixo dianteiro do novo GLA está equipado com uma suspensão tipo McPherson. O controlo das rodas é realizado por um braço de controlo transversal abaixo do centro da roda, pela torre da suspensão McPherson e por um tirante de controlo. O triângulo da suspensão é construído em alumínio forjado, o que permite reduzir o peso e as massas não amortecidas.

O GLA integra um sofisticado eixo traseiro de 4 braços. Os três braços transversais e um braço oscilante em cada roda traseira estão configurados para a máxima estabilidade de condução, qualidade de conforto e dinâmica longitudinal/lateral. O eixo traseiro está instalado numa subestrutura isolada da carroçaria através de sinoblocos, de modo a evitar o quanto possível a transferência de vibrações da suspensão para a carroçaria.

Com 1605 e 1606 milímetros (dianteira/traseira), a largura dos eixos é mais de quatro centímetros superior à do modelo anterior. As cavas das rodas de maiores dimensões e o maior diâmetro das rodas, desde 17 a 20 polegadas, resultam numa distância ao solo superior (143 milímetros/+9 milímetros).

Mais tração quando necessário: sistema de tração integral 4MATIC

O GLA pode ser opcionalmente equipado com o sistema de tração integral permanente 4MATIC com distribuição totalmente variável do binário. Os componentes do sistema 4MATIC incluem a tomada de força para o eixo traseiro, que está integrada na caixa de velocidades automática de dupla embraiagem, e o diferencial do eixo traseiro com embraiagem multidisco integrada. Esta inclui seis discos (12 superfícies de atrito) com um revestimento em fibra de carbono e tem capacidade para transmitir não menos de 1000 Nm de binário. O ajuste automático é realizado em função do desgaste.

Contrariamente ao modelo anterior, no qual a atuação ocorria por meio hidráulico, neste caso a embraiagem é atuada por meio eletromecânico. Através de uma engrenagem de duas relações e uma rampa de esferas, um motor elétrico exerce uma força axial no pack da embraiagem para abrir ou fechar os discos. O diferencial do eixo traseiro é um elemento desta unidade compacta, que compensa as diferentes trajetórias/velocidades de rotação das rodas traseiras.

A configuração desportiva do sistema de tração integral permite ao condutor utilizar o interruptor do DYNAMIC SELECT para influenciar as características do sistema 4MATIC. Estão disponíveis três mapas de características para controlar a embraiagem de acionamento do sistema de tração integral, embora o sistema responda flexivelmente à atual situação de condução em qualquer modo. Numa condução normal, o programa da transmissão "Eco/Comfort" distribui o binário na proporção de 80:20 (eixo dianteiro : eixo traseiro), enquanto no programa "Sport" o binário é distribuído na proporção de 70:30. Em modo off-road a embraiagem do sistema de tração integral atua como um bloqueio do diferencial interaxial, com uma distribuição equilibrada de 50:50. Um vasto conjunto de sensores é utilizado para comunicar a atual situação de condução ao sistema de controlo e baseia-se, por exemplo, nos seguintes fatores:

  • De acordo com o programa da transmissão, a variação dos limites de ativação/desativação
  • Solicitações do condutor (acelerador, travões, direção)
  • Atrito entre as quatro rodas e a superfície da estrada
  • Gradientes das subidas/descidas
  • Vento
  • Velocidade
  • Utilização de reboque

Pack Off-Road Engineering

Os modelos 4MATIC incluem o Pack Off-Road Engineering de série. Em combinação com os faróis MULTIBEAM LED, estes modelos oferecem uma função especial de iluminação de todo-o-terreno, que facilita a visualização de obstáculos em terreno irregular durante a noite. Com a luz de todo-o-terreno, as luzes de berma nos faróis MULTIBEAM LED permanecem ligadas continuamente até à velocidade de 50 km/h. Isto resulta na distribuição de uma luz mais ampla e intensa imediatamente em frente ao veículo.Além disso, o Pack Off-Road Engineering inclui um modo de transmissão adicional. Este adapta não só as características do sistema 4MATIC, mas também a distribuição da potência do motor e o controlo da intervenção do ABS para uma condução fora de estrada em terreno fácil. Pode ser ativado através do interruptor DYNAMIC SELECT.

Se desejado, o sistema Downhill Speed Regulation (DSR) adere automaticamente a uma baixa velocidade pré-selecionada entre aproximadamente 2 e 18 km/h, que é indicada no painel de instrumentos e no opcional ecrã head-up. Com aplicações específicas nos travões, o DSR ajuda a manter o controlo durante a condução em descidas de declive acentuado.

Potentes e eficientes: os motores

O novo GLA deposita a sua confiança nos motores a gasolina e Diesel de quatro cilindros, que foram completamente aperfeiçoados para a nova edição do modelo compacto. Comparativamente à geração anterior, são caracterizados por potências específicas significativamente superiores, pela melhoria da eficiência e pela redução das emissões de gases. Um modelo sem emissões de gases locais com a cadeia cinemática híbrida plug-in de terceira geração já está a ser preparado.

A gama de entrada do modelo a gasolina é o motor M 282 com uma cilindrada de 1.33 litros na versão GLA 200 (consumo de combustível em ciclo combinado: 5.9-5.6 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado: 135-129 g/km). Este motor está equipado com sistema de desativação de cilindros para um funcionamento eficiente na gama de carga parcial.

O topo de gama é o Mercedes-AMG GLA 35 4MATIC (consumo de combustível em ciclo combinado: 7,5-7,4 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado: 171-170 g/km)1. O motor sobrealimentado de 2.0 litros e quatro cilindros fornece uma resposta imediata às solicitações no pedal do acelerador, uma elevada força de tração (binário máximo de 400 Nm a partir das 3000 rpm), uma resposta extremamente viva e uma sonoridade emotiva do motor. O bloco do motor de baixo peso, construído em alumínio fundido de elevada resistência reduz o peso do veículo no local onde é mais importante para a dinâmica de condução. No sistema de sobrealimentação de ar é utilizado um turbocompressor de duplo scroll, que combina a ótima resposta a baixa rotação do motor com um elevado aumento da potência a rotações mais elevadas.

Os elevados padrões tecnológicos do novo motor de quatro cilindros também são destacados pelas inúmeras medidas para o aumento da eficiência. Estes incluem o sistema variador de fase das válvulas CAMTRONIC, o sistema inteligente de gestão térmica do líquido de arrefecimento e do óleo do motor, os injetores piezoelétricos de alta pressão e a ignição multifaísca. O revestimento patenteado das paredes dos cilindros CONICSHAPE® reduz o atrito interno do motor e aumenta também a eficiência.

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