Novidades

Opel Corsa Rally Electric com perfeita gestão das dificuldades do Rallye Vosges Grand-Est

19/06/2023 | Automóvel
  • Calle Carlberg celebra primeira vitória na ADAC Opel Electric Rally Cup "powered by GSe"
  • Reiter e Carlberg separados por um ponto; com forte prestações, Pröglhöf é terceiro da série
  • Estradas acidentadas do Rallye Vosges Grand-Est levam homens e máquinas ao limite

Por várias vezes esteve perto de o conseguir, mas agora fê-lo finalmente: no Rallye Vosges Grand-Est, Calle Carlberg registou, finalmente, a sua primeira vitória na ADAC Opel Electric Rally Cup "powered by GSe". Alcançando o melhor tempo logo na primeira Especial, o sueco de 22 anos, acompanhado pelo seu pai Torbjörn, assumiu a liderança no seu Corsa Rally Electric, mantendo-a até ao final do rali.

Por essa altura, Carlberg e o restante pelotão já tinham lidado com um rali muito exigente e repleto de acontecimentos. Troços difíceis, parcialmente cheios de pedras e terra dos carros de tração às quatro rodas que saíam à sua frente, afetaram a maioria dos Corsa Rally Electric, provocando danos nos pneus. "As Especiais são ótimas, mas extremamente exigentes", confirmou Max Reiter, líder da série. "Quando 50 carros de tração integral os atravessam, criam-se sulcos e terra solta que não se encontram assinaladas nas notas de andamento. Temos mesmo de estar preparados para tudo."

Praticamente nenhum piloto passou incólume pelas oito especiais de classificação. Na antepenúltima delas, uma quebra num braço de suspensão reduziu a vantagem que Carlberg tinha sobre Reiter para apenas 6,8 segundos, para no troço seguinte – Corcieux – o escandinavo voltar a sair-se bem, permitindo chegar à "Power Stage" com uma vantagem de 17,7 segundos sobre o seu principal rival.

No final desse que foi o último troço do rali francês, Carlberg alcançaria a sua primeira vitória na primeira Copa do Mundo monomarca elétrica de ralis: "Finalmente! A chave para este sucesso aqui alcançado foi o facto de todos os outros terem tido algum tipo de problema, enquanto nós nem sequer escorregámos. Estou muito contente por este ritmo controlado ter sido suficiente para vencer. Também não nos esforçámos ao máximo na Power Stage, pelo que fiquei algo surpreendido por, ainda assim, termos feito novamente o melhor tempo. Gostei muito da luta com o Max e estou quase contente por ele ainda estar à frente na tabela de pontos: assim, não tenho de ser o primeiro na estrada em Weiz..."

Max Reiter prestou homenagem ao seu adversário: "O Calle mereceu, claramente, esta vitória. Depois de dois ralis muito consistentes, aqui cometi demasiados pequenos erros. Mas estou muito feliz com mais um lugar no pódio e estou ansioso pelas próximas rondas."

O austríaco Luca Pröglhöf era o único piloto no Parque de Assistência que não sabia, durante todo o rali, que estava a caminho daquele que seria o seu primeiro pódio na ADAC Opel Electric Rally Cup. A sua navegadora Christina Ettel recusou dar ao piloto qualquer informação sobre os tempos das especiais, algo feito de comum acordo. "Pensámos nesta estratégia a caminho de casa, depois do último rali, na Suíça, na esperança de aliviar alguma pressão sobre o Luca. E funcionou na perfeição", riu-se Ettel.

A dupla Pröglhöf / Ettel também pode agradecer à sua equipa de assistência, que substituiu o eixo traseiro danificado num instante, após a ES4. A falha parcial do sistema de intercomunicação no cockpit também causou alguma preocupação. Pröglhöf ficou aliviado quando chegou à meta: "Era algo quase inevitável. Acho que o caminho a seguir é não me concentrar nos tempos, mas em fazer o meu próprio rali. Basta divertirmo-nos e o resultado virá quase por si só. Agora já não sinto esse peso nos ombros".

Alcançado a quarta posição, a dupla de condutoras da FFSA Sarah Rumeau / Julie Amblard deixaram, de novo, uma impressão bastante positiva.

Em termos de campeonato, a liderança de Reiter sobre Carlberg viu-se agora encurtada para um simples ponto. Pröglhöf é o terceiro, à frente de Rumeau, Lemke e Jari van Hoof, piloto que também impressionou com um quinto lugar final.

"Foi um rali extremamente difícil", concluiu Jörg Schrott, Diretor da Opel Motorsport. "As especiais deixaram a sua marca, mas o nosso Corsa Rally Electric soube gerir muito bem as dificuldades. Os grandes elogios vão, também, para as nossas equipas, que embora, por vezes, tenham danificado ligeiramente os seus carros, conseguiram levá-los inteiros até à meta. Quanto à luta pelos lugares do pódio, foi de novo dramática. Penso que estamos todos felizes pelo Calle, que mereceu, em absoluto, esta sua primeira vitória. Aguardo com expetativa os seus futuros duelos com o Max e o resto deste fantástico pelotão. Gostaria de voltar a realçar o excelente desempenho da Sarah Rumeau. As nossas senhoras são um verdadeiro trunfo para a Copa".

Seguir-se-á a quarta prova da ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSe”, no fim de semana de 14 e 15 de julho, no Rallye Weiz, na Áustria.

Classificação ADAC Opel Electric Rally Cup (após 3 de 8 ralis):

1. Reiter, 92 pontos

2. Carlberg, 91

3. Pröglhöf, 59

4. Rumeau, 57

5. Lemke, 46

6. Van Hoof, 38

7. Tarta, 31

8. Gudet, 30

9. Callea, 27

10. Rott, 26

Ver todas as novidades »

Campanhas Automóveis

2377_maxus-1.webp

Gama Maxus desde 349€+IVA por mês sem entrada Inicial

17/04/2025 | Automóvel
2376_puma-gen-e-abr.webp

Novo Puma GEM-E Desde 24.760€*

15/04/2025 | Automóvel
2354_800x600_tonale.webp

Tonale 1.3 Plug-In Hybrid 280cv Sprint para empresas, a partir de 485€/mês

15/04/2025 | Automóvel
2375_campanha-abr.webp

Dias mais longos, aproveite-os ao máximo com o seu Ford

14/04/2025
2352_800x600_Giulia_Intensa.webp

Alfa Romeo Rosso Days

14/04/2025 | Automóvel
2332_S04_800X600.webp

Sustentabilidade, Conforto e Tecnologia: Tudo no Novo Microcarro da Silence!

02/04/2025 | Micromobilidade
2334_S01_800x600.webp

Silence S01 oferece tecnologia, praticidade e um preço irresistível.

02/04/2025 | Micromobilidade
2353_800x600_giulia.webp

GIULIA 2.2 Turbo Diesel 160cv Sprint AT8 desde 650€/mês

01/04/2025 | Automóvel
2355_juniorelettrica_800x60.webp

Junior Elettrica 156cv 50kWh desde 290€/mês

01/04/2025 | Automóvel
2357_800x600_ar_junioribrida.webp

Alfa Romeo Junior Ibrida 145cv desde 375€/mês

01/04/2025 | Automóvel
2359_800x600_ar_novojunior.webp

Alfa Romeo Junior Elettrica 156cv desde 250€/mês

01/04/2025 | Automóvel
2360_800x600_ar_junioribrida.webp

Junior Ibrida 1.2 145cv desde 290€/mês

01/04/2025 | Automóvel

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.