Novidades

Opel presente nos 100 anos do Revival Eifelrundfahrt

08/07/2022 | Automóvel
  • Desde o primeiro dia: Aniversário celebrado com a moto de corrida de pista de Fritz von Opel
  • Pioneiro dos desportos motorizados: Automóvel de competição Opel Grand Prix de 1913
  • Sem emissões no futuro dos desportos motorizados: Opel exibe o Corsa-e Rally, elétrico alimentado a bateria

Os fãs dos desportos motorizados e entusiastas dos automóveis e motos clássicos terão apenas um destino no próximo fim de semana, Nideggen, nas montanhas Eifel da Alemanha. Há exatamente 100 anos, o primeiro "Eifelrundfahrt" (Eifel Tour) teve ali lugar. Nos dias 16 e 17 de julho, o Burgring Nideggen Eifel Classic Club celebrará esse aniversário com um grande Revival. A Opel, como participante desde o início, mostrará a lendária moto de corrida de pista de 1922, bem como o automóvel de competição Grand Prix de 1913. Os espectadores que se deslocarem até Nideggen poderão também ver como a Opel (que celebra este ano o seu 160º aniversário) está a conduzir o desporto motorizado para o futuro com o seu Opel Corsa-e Rally, um elétrico alimentado a bateria, sem emissões.

A maioria das pessoas conhece o desporto motorizado nas montanhas Eifel devido ao traçado "Nordschleife" do circuito de Nürburgring. No "Inferno Verde", condutores e equipas tiveram de provar as suas capacidades ao longo de muitas décadas até aos dias de hoje. Mas as primeiras corridas, então conhecidas como "Eifelrundfahrt", tiveram lugar num percurso de estrada de 33 quilómetros à volta de Nideggen e a Opel estava lá quando a bandeira caiu pela primeira vez.

Fritz von Opel, neto do fundador da empresa e mais tarde conhecido como "Raketen-Fritz" (Fritz, o rocketman), participou na competição com uma máquina desenvolvida para pistas rápidas em cimento. A sua conceção foi pensada para uma máxima redução de peso e foi visionária naquela época. Não dispunha de travões, suspensão, caixa de velocidades e embraiagem. Já o cárter e os pistões eram feitos de magnésio.

O motor de competição, de apenas um cilindro, a quatro tempos e com quatro válvulas, arrefecido a água, com 198 cc de cilindrada e dupla ignição, produzia 5,5 cv às 4.000 rpm. O "red racer" pesava apenas 69,5 quilos e atingia uma velocidade máxima de quase 100 km/h. A máquina de corridas totalmente restaurada será uma das principais atrações no aniversário do "Eifelrundfahrt" na cidade histórica de Nideggen.

Também em exposição no Revival “Eifelrennen" está o automóvel de competição Opel Grand Prix de 1913. Até mesmo antes da Primeira Guerra Mundial, a Opel desenvolveu uma nova geração de máquinas para o "Grand Prix de France", uma competição precursora das corridas de Fórmula 1 atuais. Também aqui, o seu design leve era a principal prioridade. Além disso, com um motor de quatro cilindros e 16 válvulas, foi utilizada a mais moderna tecnologia ao nível de motores. Com 110 cv de potência, o motor de 3.790 cc propulsionou-o a uma velocidade máxima de 170 km/h!

Antigamente como agora: A Opel é pioneira no desporto automóvel

A Opel continua atualmente a desempenhar um papel pioneiro no desporto automóvel. No ano passado, foi lançada a ADAC Opel e-Rally Cup - a primeira taça do mundo de ralis monomarca para veículos elétricos - e com ela o Opel Corsa-e Rally, elétrico, alimentado a bateria. Tal como o seu homólogo de produção em série, a versão de competição do Corsa-e está equipada com um motor elétrico com uma potência de 100 kW/136 cv e um binário imediato de 260 Nm, disponível a partir do arranque.>

Durante o desenvolvimento da versão de ralis, o foco não foi apenas o desempenho, mas também a segurança. As orientações rigorosas da Federação Alemã de Desportos Motorizados (DMSB) relativamente à segurança no funcionamento e manuseamento de veículos de competição elétricos são plenamente cumpridas pelo Corsa-e Rally e até excedidas em muitas áreas. Quem quiser ver o Corsa-e Rally em ação este ano, ainda o pode fazer durante as restantes rondas do Campeonato Alemão de Ralis.

Ver todas as novidades »

Campanhas Automóveis

2456_800x600.webp

Novo JEEP Compass First Edition 100% Elétrico – já disponível

23/06/2025 | Automóvel
2438_dacia_acessorios_campanha_gilauto-800x600.webp

Campanha de verão Dacia: 40% de desconto em acessórios

09/06/2025
2439_renault_acessorios_campanha-800x600.webp

Acessórios Renault: 40% desconto na Gilauto

09/06/2025
2412_2.webp

A aventura não termina no destino: Pós-Venda Jeep

20/05/2025
2410_800x600.webp

ANIVERSÁRIO AUTOUSADOS

19/05/2025 | Automóvel
2376_puma-gen-e-abr.webp

Novo Puma GEM-E Desde 24.760€*

15/04/2025 | Automóvel
2375_campanha-abr.webp

Dias mais longos, aproveite-os ao máximo com o seu Ford

14/04/2025
2273_800x6000.webp

Kubota agora com 5 anos de garantia

14/02/2025 | Agrícola
2176_800x600.webp

Marcar serviço de oficina Dacia à distância de um clique

10/12/2024
2164_800x600.webp

Cuidar do seu Renault nunca foi tão fácil!

02/12/2024
1895_800x600.webp

RENAULT MEGANE E-TECH 100% ELÉTRICO

16/01/2024
798_oficina.jpg

Serviço de Recolha e Entrega da sua viatura | C.A.M.

02/01/2024

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.