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Renault Austral: os melhores motores em eficiência de combustível e emissões

20/03/2022 | Automóvel

O novo Renault Austral beneficia de uma gama de motores inovadores, com a última geração de motores E-TECH Hybrid, numa rede de 400V para até 200 CV de potência, e dois motores a gasolina: um Mild Hybrid Advanced de 130 CV 48V e um Mild Hybrid de 140 CV e 160 CV 12V. Todos os motores estão alinhados com o esforço maciço da Renault no caminho da eletrificação.

O novíssimo motor E-TECH híbrido de 160 e 200 CV: potência e eficiência

O novo Austral apresenta um novíssimo motor E-TECH “híbrido” auto-recarregável, desenvolvido para operar num automóvel de um segmento superior, com o melhor desempenho e maior prazer de condução possíveis, ao mesmo tempo que reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2. Tem uma potência combinada de até 146 kW, ou 200 CV.

Esta última interação da tecnologia híbrida E-TECH, desenvolvida e patenteada pela engenharia da Renault, mantém um engenhoso sistema. Combina um motor de combustão, dois motores elétricos (um motor de tração “e-motor” e um gerador/motor de arranque de alta tensão HSG utilizado para ligar o motor de combustão, trocar de velocidades e carregar a bateria), uma bateria central, e uma caixa de velocidades inteligente multimodo de dentes direitos.

O novo Austral E-TECH Híbrido está equipado com uma nova unidade a gasolina de três cilindros, turbo, de 1,2 litros com 96 kW e 205 Nm de binário. Este surge associado a um motor elétrico com mais potência e mais binário (50 kW e 205 Nm), a uma bateria de iões de lítio de maior capacidade (1,7 kWh / 400 V) e a uma caixa de 7 velocidades (duas para o modo elétrico e cinco para o modo híbrido). As relações foram otimizadas em termos de capacidade de binário (de 350 Nm para 410 Nm), potência, rendimento e capacidade de resposta.

O resultado garante arranques mais potentes e lineares, para além de uma aceleração suave através de mudanças de relações e transições limpas sem quedas de binário, enquanto o motor de combustão funciona constantemente dentro da sua gama de utilização ótima.

Disponível em variantes de 160 CV ou 200 CV, o novo Austral E-TECH Híbrido oferece a máxima eficiência de condução, com uma resposta líder de mercado confirmada pela aceleração de 80 a 120km/h em apenas 5,9 segundos (6,8 segundos com o motor de 160 CV). A travagem regenerativa, que atua automaticamente durante as desacelerações e travagens, quando combinada com a elevada capacidade de auto-carregamento das baterias de iões de lítio e a eficiência do sistema E-TECH, permite uma otimizada economia de combustível. Isto significa que pode passar 80% do tempo em estradas urbanas, em modo totalmente elétrico, o que equivale a 40% de economia de combustível em ciclo urbano, em comparação com um motor convencional a gasolina, tudo isto sem alterar a forma de condução.

Tal como na geração anterior de motores E-TECH Híbridos, o motor de tração do automóvel aproveita o binário imediatamente disponível e arranca sempre em modo totalmente elétrico, para uma experiência de condução que é singular nos automóveis elétricos, combinando o silêncio com a capacidade de resposta.

A caixa de velocidades inteligente alterna, automaticamente, entre os motores elétricos e de combustão, para garantir uma condução altamente responsiva e, ao mesmo tempo, manter a eficiência de combustível sob controlo.

Equipado com a última evolução do motor E-TECH Híbrido, o Novo Austral assegura níveis ótimos de eficiência de combustível e emissões de CO2 (a partir de 4,6 l/100 km e 105 g/km de CO2) , o que o torna um dos SUV híbridos mais eficientes em termos de custos de utilização.

Em consideração ao ADN elétrico e à reduzida pegada ambiental, o novo Híbrido Austral E-TECH usa o logotipo “E-TECH Hybrid” na bagageira e um “E” dourado no nome do automóvel. Nos modelos Alpine Esprit, o “E” é em azul.

O novíssimo motor Mild Hybrid Advanced de 130 CV: a melhor alternativa aos Diesel

O motor Mild Hybrid Advanced faz a estreia na Renault com o novo Austral e serve como uma verdadeira alternativa ao diesel. Combina o mais recente motor a gasolina de 3 cilindros, turbo, com 1,2 litros, combinado com uma bateria de iões de lítio de 48V e o motor de arranque/gerador. Este último auxilia o motor de combustão quando este está a utilizar mais energia – nos arranques e acelerações - para um impulso extra quando é mais necessário e, ao mesmo tempo, limita a utilização de combustível.

Com o motor de 130 CV e uma transmissão manual, o Novo Austral oferece uma experiência de condução fluida e sem hesitações, com bastante binário do motor híbrido quando se conduz em marcha lenta e o turbo a auxiliar no resto do tempo. Para além do desempenho global, a presença de um eixo de equilíbrio torna a acústica comparável à de um motor de 4 cilindros.

O motor Mild Hybrid Advanced aproveita quatro características principais para ajudar o Novo Austral a atingir o melhor nível de eficiência de combustível e emissões de CO2 do segmento (a partir de 5.3 l/100 km e 123 g/km) . Em primeiro lugar, a cilindrada e a relação do curso foram melhoradas. Segundo, melhorou a eficiência de combustão através da implementação de um ciclo de combustão (“Miller”) utilizado na Fórmula 1 e da adição de uma válvula de recirculação de gases de escape (EGR) arrefecida a baixa pressão. Finalmente, a otimização da fricção tornou-se possível graças a uma bomba de água elétrica e a um óleo de baixa viscosidade. O impacto combinado destas soluções coloca a eficiência do combustível ao nível dos motores diesel mais recentes e assegura até 20% menos utilização de combustível do que um motor similar não-híbrido.

Graças a uma pressão de injeção que foi aumentada para 350 bar e a um sistema de filtragem da poluição mais eficiente, o motor Mild Hybrid Advanced já está pronto para assumir as alterações trazidas pelos vindouros regulamentos Euro 7.

Híbrido de 140 e 160 CV: um motor experimentado e testado

O motor Mild Hybrid é o nível de topo dos híbridos disponibilizados no Novo Austral e recorre a um motor a gasolina de 4 cilindros, com 1,3 litros turbo e injeção direta, que já se encontra disponível na gama de automóveis Renault. Desenvolvido em colaboração com a Daimler, o motor é assistido por um motor de arranque/gerador e uma bateria de iões de lítio de 12V.

Disponível com 140 CV ou 160 CV, com a transmissão automática X-TRONIC, ou apenas como 140 CV na variante de caixa manual.

A tecnologia Mild Hybrid de 12V utilizada no novíssimo Austral acrescenta uma função Stop & Start melhorada e apresenta a função “Sailing Stop” nos modelos X-TRONIC. Esta função, em particular, ajuda a regenerar energia nas travagens e desliga o motor – nas variantes de caixa de velocidades automática - ao desacelerar. Todas estas características ajudam a reduzir o consumo de combustível e as emissões, garantindo ao mesmo tempo um arranque sempre suave e uma condução mais confortável durante uma utilização quotidiana.

O motor Mild Hybrid 12V com 160 CV do Novo Austral oferece um binário máximo de 270 Nm, que está disponível entre as 1.600 e as 3.250 rpm e assegura uma economia de combustível, em ciclo misto, tão baixa quanto os 6,2 L/100 km anunciados, com emissões de CO2 a partir das 136 g/km.

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