Novidades

Saiba como retirar o gelo do pára-brisas

08/01/2021 | Automóvel

COM A CHEGADA NO INVERNO É IMPORTANTE SABER COMO TIRAR O GELO DO LIMPA PÁRA-BRISAS SEM TER DE COMPROMETER O ESTADO DA SUA VIATURA.

As temperaturas baixas desta altura do ano podem causar várias ocorrências bastante desagradáveis, entre elas, as geadas matinais, sendo um dos problemas mais comuns.

Caso deixe o seu carro ao ar livre durante a noite nestes meses em que o frio não dá tréguas, é normal que se depare com gelo nos vidros. Para isso, existem várias dicas que ajudam a retirar, com maior facilidade e mais rapidamente o gelo do pára-brisas, evitando possíveis atrasos e sem comprometer a sua segurança e a de todos os condutores.

Existem várias formas de retirar gelo do vidro do seu automóvel, dependendo sempre do tempo disponível do condutor bem como o material que tem em sua posse. Estas são algumas das formas de tirar o gelo do vidro do seu carro:

- Produtos específicos:

Existe uma variedade de produtos que ajudam a descongelar o pára-brisas do seu carro que acabam por ser bastante eficazes, que não comprometem a pintura dos automóveis nem a qualidade do pára-brisas.

- Mistura de água com álcool:

Para quem está com alguma pressa, uma solução eficaz para tirar o gelo do vidro do carro é a mistura de álcool etílico e água. Com 1/3 de água e 2/3 de álcool num pulverizador terá uma solução ideal para fazer derreter o gelo. Pulveriza a solução no vidro e verá que numa questão de minutos ou segundos, o gelo derrete e fica com a visibilidade perfeita da estrada. Mas cuidado!! Deve lavar sempre a chapa à volta do pára-brisas, caso contrário a mistura poderá vir a corroer a tinta do automóvel.

-Ar condicionado e climatização

Esta solução pode demorar ainda algum tempo. Mas se não tiver as horas contadas, pode ligar a climatização na temperatura máxima, ou o ar condicionado para mais rápido. O aumento da temperatura dentro da viatura acaba por fazer derreter o gelo e evita a nova formação de gelo, retirando a humidade da viatura.

- Espátula

Outra sugestão eficaz pode ser através de uma espátula de plástico próprio para raspar o gelo do pára-brisas. Existem à venda em alguns espaços específicos de venda de artigos para automóveis, mas caso não encontre, pode utilizar um cartão de multibanco antigo que não use.

O QUE NÃO DEVE FAZER:

Apesar de ser uma solução que aparenta ser eficaz, existe uma dica que, apesar de parecer bastante eficaz e de rápida solução, pode comprometer o estado do seu pára-brisas.
Nunca verta água quente sobre o vidro. Com a diferença de temperatura, o vidro pode estalar ou mesmo partir, vindo a agravar a situação que podia ser de fácil resolução.

 

Ver todas as novidades »

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa