Novidades

Vendas do segundo trimestre da Mercedes-Benz

12/07/2023 | Automóvel

Vendas do segundo trimestre da Mercedes-Benz: forte crescimento do segmento de veículos elétricos e segmento topo de gama

  • Crescimento da quota de veículos elétricos: as vendas de veículos elétricos ligeiros de passageiros da Mercedes-Benz cresceram 123% para 56.300 unidades no segundo trimestre

  • Crescimento do segmento topo de gama: as vendas atingiram as 84.800 unidades (+12%) no segundo trimestre, impulsionadas pela Mercedes-AMG (+19%), Mercedes-Maybach (+39%) e pelo Classe G (+29%)

  • Aumento das vendas do segundo trimestre relativamente ao ano anterior: as vendas da divisão Mercedes-Benz Cars atingiram as 515.700 unidades (+6%) no segundo trimestre e 1.019.200 unidades (+5%) nos primeiros seis meses, apoiadas por fortes vendas na Alemanha (+22%)

A procura por veículos elétricos e veículos do segmento topo de gama impulsionaram as vendas da divisão Mercedes-Benz Cars em 6%, para 515.700 unidades no segundo trimestre, e em 5% para 1.019.200 unidades no primeiro semestre de 2023. As vendas foram impulsionadas pela forte procura na Alemanha e nos Estados Unidos, em particular. A Mercedes-Benz continua a manter a disciplina, mesmo num ambiente de mercado dinâmico.

As vendas de veículos ligeiros de passageiros elétricos da divisão Mercedes-Benz Passenger Cars subiram para as 56.300 unidades no segundo trimestre, um aumento de 123% face ao trimestre do ano transato, sublinhando a prioridade para o crescimento do mercado de veículos elétricos. Este aumento deve-se principalmente à procura pelo EQA (+73%), EQB (+83%) e pelo EQE limousine (+157%). Nos primeiros seis meses de 2023, a divisão Mercedes-Benz Passenger Cars vendeu, portanto, 102.600 veículos elétricos em todo o mundo (+121%). Os veículos totalmente elétricos representam agora 11% das vendas totais do ano. Incluindo modelos híbridos plug-in, a Mercedes-Benz vendeu 187.600 veículos eletrificados (+36%), correspondendo a uma quota global de veículos xEV de 18% no final de junho. O mercado dos EUA continuou a sua transformação no sentido dos veículos elétricos, com um aumento da quota de veículos elétricos da Mercedes-Benz para 16% no final de junho, em comparação com 3% no primeiro semestre do ano passado. A Mercedes-Benz anunciou na semana passada que os clientes na América do Norte passaram a ter acesso à rede de supercarregadores da Tesla, outro passo para acelerar a transição para os veículos elétricos.

Segmento topo de gama

As vendas no segmento topo de gama cresceram 12% para as 84.800 unidades no segundo trimestre e 15% para os 176.600 veículos nos primeiros seis meses de 2023. As vendas globais da Mercedes-AMG cresceram 19% para as 38.000 unidades no segundo trimestre, suportadas por um forte segmento SUV e lançamentos de novos modelos da AMG derivados do Classe C e SL. A procura pelo emblemático Classe G continua elevada, com as vendas a atingirem um aumento de 29% para as 11.000 unidades no segundo trimestre. Em abril de 2023, o veículo número 500,000 do lendário Mercedes‑Benz G saiu da linha de produção em Graz. A Mercedes-Maybach aumentou as vendas globais em 39% para os 6.500 veículos no segundo trimestre e conseguiu alargar a sua base de clientes, especialmente no mercado dos EUA. A marca irá aperfeiçoar adicionalmente as suas séries de modelos com um pack Night Series opcional. O Mercedes-Benz EQS SUV foi lançado em todas as regiões importantes com 10.900 unidades vendidas no primeiro semestre de 2023.

Segmento Core

As vendas no segmento core cresceram 2% para as 276.600 unidades no segundo trimestre. As vendas do Classe E aumentaram 11% no segundo trimestre para as 73.000 unidades e atingiram as 146.300 unidades (+2%) nos primeiros seis meses. As vendas do EQE limousine mais do que duplicaram para as 9.000 unidades (+157%) e as vendas do seu irmão SUV, o EQE SUV, atingiram as 10.000 unidades no segundo trimestre. No segundo semestre do ano, o aumento global da produção do novo GLC e dos modelos Classe E e CLE irá continuar.

Segmento de entrada na marca

As vendas no segmento de entrada na marca aumentaram 11% para as 154.100 unidades no segundo trimestre e até cresceram 19% no primeiro semestre de 2023, atingindo os 317.500 veículos. O CLA recentemente atualizado viu as vendas crescerem 31% para as 21.700 unidades no segundo trimestre. As vendas no primeiro semestre dos SUVs compactos GLA e GLB atingiram as 65.100 unidades (+19%) e 74.700 unidades (+23%) respetivamente. Em conjunto com as suas versões elétricas EQA (+69%) e EQB (+125%), os SUVs compactos representaram mais de metade das vendas neste segmento no período de janeiro a junho. A quota de veículos ligeiros de passageiros elétricos da Mercedes-Benz cresceu 15% neste segmento no primeiro semestre de 2023 face aos 9% do ano transato.

Vendas por região e mercado

As vendas da divisão Mercedes-Benz Cars cresceram em todas as regiões principais no segundo trimestre e no primeiro semestre de 2023.

Na Europa, as vendas cresceram 5% para as 157.100 unidades no segundo trimestre e atingiram as 321.000 unidades (+7%) no primeiro semestre do ano. O crescimento nos primeiros seis meses foi suportado pelas fortes vendas no segmento topo de gama (+28%) e pelos veículos ligeiros de passageiros totalmente elétricos da Mercedes-Benz (+62%), impulsionadas pelo EQE limousine com 7.000 unidades (+129%). A quota de veículos elétricos na Europa cresceu 18% no acumulado do ano comparativamente a 14% no mesmo período do ano transato. As vendas no segundo trimestre na Alemanha (+23%) foram fortes em todos os segmentos, desde o segmento de entrada na marca (+28%), segmento core (+19%) até ao segmento topo de gama (+26%). As vendas de veículos elétricos cresceram para as 20.000 unidades (+31%) no primeiro semestre, atingindo uma quota de 17% das vendas totais da divisão Mercedes-Benz Cars no mercado alemão. Na Bélgica, as vendas cresceram para as 9.000 unidades (+15%) no segundo trimestre principalmente devido ao aumento das vendas de veículos elétricos (+186%).

Na Ásia, as vendas cresceram 10% para as 239.200 unidades no segundo trimestre, resultando em 486.900 unidades (+7%) no primeiro semestre. Na China, as vendas no segundo trimestre cresceram 12%, tendo sido impulsionadas pelo Classe E (+43%) e pelo GLB (+77%). No Japão as vendas cresceram para as 12.800 unidades (+16%) no segundo trimestre principalmente devido ao forte desempenho do segmento topo de gama (+49%) e às vendas de veículos elétricos (+734%) após o lançamento de mercado do EQB, EQE e do EQS. Na Coreia do Sul, as vendas aumentaram 5% no segundo trimestre para as 22.300 unidades com um crescimento dos veículos topo de gama para as 8.400 unidades (+28%), representando 38% das vendas totais da divisão Mercedes-Benz Cars no mercado. As vendas na Índia cresceram 8% e atingiram um novo registo máximo com 3.800 unidades no segundo trimestre, impulsionadas pelas fortes vendas do GLE (+138%) e do GLS (+51%). As vendas do segmento topo de gama na Índia aumentaram 54%, atingindo as 2.000 unidades no primeiro semestre do ano.

Na América do Norte, as vendas atingiram as 98.800 unidades (+3%) no segundo trimestre e 173.900 unidades (+2%) nos primeiros seis meses. As vendas nos Estados Unidos cresceram 6% para as 88.100 unidades no segundo trimestre graças a um aumento das vendas de veículos elétricos (+697%) e de veículos do segmento topo de gama (+43%). As vendas de veículos elétricos nos Estados Unidos atingiram as 23.800 unidades (+505%) nos primeiros seis meses graças em parte à disponibilidade da nova variante do EQS SUV. As vendas do segmento topo de gama atingiram as 55.800 unidades (+35%) no primeiro semestre de 2023, impulsionadas pela Mercedes-AMG (+65%), Mercedes-Maybach (+333%) e pelo Classe G (+110%).

As vendas no acumulado do ano no resto do mundo (-18%) foram inferiores às do mesmo período do ano transato devido à decisão da Mercedes-Benz de encerrar as suas atividades na Rússia desde março de 2022. As vendas no segundo trimestre foram afetadas por efeitos sazonais. Na Turquia, as vendas aumentaram 21% para as 6.100 unidades no segundo trimestre após o lançamento do modelo de vendas diretas.

Ver todas as novidades »

Campanhas Automóveis

1960_Fiat-600e_800x600.webp

Fiat 600e 100% elétrico desde 279€*/mês

10/07/2024
2015_800x600.webp

Teste Drive Ford Explorer 100% Elétrico 22 a 24 julho | CAM Porto

10/07/2024
2017_Fiat-600_E_800x600.webp

Fiat 600 Hybrid desde 159€*/mês c/ IVA

10/07/2024
2008_800x600.webp

Oferta Imperdível: Ford Mustang Mach-E por 51.990€

05/07/2024
2000_800x600.webp

S01 Sem Entrada e Sem Emissões

03/07/2024
2001_800x600.webp

Oportunidade imperdível sobre 4 rodas

03/07/2024
2002_desiknio-financiamento-800x600.webp

Começa o verão a pedalar para um futuro sustentável 🚲

03/07/2024
2003_eli-800x600.webp

Eli Zero nas tuas mãos por apenas 149€/mês 🚗

03/07/2024
2004_torrot-financiamento-800x600.webp

Até julho, compra a tua Torrot por apenas 79€/mês 🏍

03/07/2024
2005_800x600_copia.webp

Wall Box e não só? O verão chegou e em grande!

03/07/2024
2006_800x600.webp

Retoma do seu carro com desconto de 500€!

03/07/2024
1931_800x600.webp

Recarregamento de Gás para o Ar Condicionado do teu Opel

11/04/2024

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.