
Lisboa, 30 de outubro de 2025 – José Pedro Fontes e Inês Ponte estão prontos para enfrentar o último desafio da presente temporada de ralis, o Rally de Lisboa 2025, prova que se realiza entre 31 de outubro e 1 de novembro, numa organização do CPKA - Clube de Promoção de Karting e Automobilismo. A dupla do Citroën Rally Team, aos comandos do seu competitivo Citroën C3 Rally2, chega a esta prova com o objetivo claro de terminar a época em alta.
Após uma segunda metade do ano consistente, a dupla conquistaria o quarto lugar no Campeonato de Portugal de Ralis, pretendendo, agora, encerrar a época de 2025 com a conquista da Taça de Portugal de Ralis 2025, o cetro em disputa neste fim de semana.
Com a cidade de Mafra a servir de centro nevrálgico da prova, o Rally de Lisboa encerra um percurso muito técnico e variado, que percorre troços emblemáticos das regiões de Lisboa, Mafra e Cascais, ao longo do qual é esperada a presença de muito público.
Para José Pedro Fontes, a intenção é transformar a motivação em resultados: “O Rally de Lisboa é uma prova especial, não só por encerrar a temporada dos ralis em Portugal, mas também por representar uma oportunidade para consolidar o bom trabalho que fizemos ao longo do ano e de conquistar um título. Temos sido muito competitivos nas últimas corridas, existindo uma boa sintonia entre todos os elementos de uma incansável equipa, a quem endereço, desde já, os meus agradecimentos por toda a dedicação e entrega ao longo de todo o ano. Para este Rally de Lisboa o objetivo é claro e único: queremos lutar pelo primeiro lugar e terminar 2025 com uma prestação que reflita o potencial do C3 Rally2 e do Citroën Rally Team. Vai ser um rali exigente, com troços técnicos, frente a uma elevada mancha de público, sendo que estamos muito motivados para proporcionar um bom espetáculo e alcançar um excelente resultado.”
Com o C3 Rally2 no mais elevado nível de competitividade, fruto da integração em pleno das mais recentes soluções técnicas e eletrónicas disponibilizadas pela Citroën Racing, e com a equipa em excelente forma, o Citroën Rally Team encara o Rally de Lisboa 2025 com confiança e ambição, determinado em encerrar a temporada com uma atuação de destaque nas estradas de asfalto da região da Grande Lisboa.
O RALLY DE LISBOA 2025 EM RESUMO*
Sob a organização do CPKA – Clube de Promoção de Karting e Automobilismo, o Rally de Lisboa 2025 vai para a estrada nos dias 31 de outubro e 1 de novembro. O percurso, todo ele em pisos de asfalto, integra 13 Especiais, percorrendo-se 101,89 quilómetros cronometrados ao longo de um itinerário global de 440,61 quilómetros. O Centro Operacional e o Parque de Assistência estarão localizados em Mafra.
A competição arranca na manhã de sexta-feira (dia 31) com o Shakedown em Sobral da Abelheira (3,13 km), entre as 7h30 e as 10h30, oferecendo às equipas a oportunidade de realizar os últimos acertos antes do início oficial da prova. Logo depois, a partir das 12h00 terá lugar a Cerimónia de Partida, no icónico Miradouro do Parque Eduardo VII, em Lisboa.
A competição inicia-se numa 1.ª Etapa composta pelos troços de ES1 - Arranhó 1 (9,06 km, às 16h16), ES2 - Vila Franca de Xira 1 (5,90 km, às 16h59) e ES3 - Alenquer 1 (16,81 km, às 17h16), numa primeira secção que terminará com a ES4 - Vinhos de Lisboa (5,19 km, às 18h29). Ainda nesse dia correr-se-á a ES5 - Super Especial de Mafra, troço espetáculo com 1,63 km de extensão, a partir das 21h10.
A 2.ª Etapa corre-se no sábado (dia 1), repetindo-se três dos troços da véspera: ES6 - Arranhó 2 (9h16), ES7 - Vila Franca de Xira 2 (9h59) e ES8 - Alenquer 2 (10h16). Após nova passagem pelo Parque de Assistência em Mafra, a caravana dirige-se para a derradeira secção, onde se decidirão as posições finais desta prova que atribui., entre outros, a Taça de Portugal de Ralis 2025. Essa fase final leva os concorrentes até à zona de Sintra/Cascais, com as classificativas ES9 - Alcabideche 1 (5,46 km, às 13h12) e ES10 – Pé da Serra / Peninha 1 (9,61 km, às 13h38), que depois se repetem à tarde – ES11 – Alcabideche 2 (14h51) e ES12 - Pé da Serra / Peninha 2 (15h17), esta última a funcionar como Power Stage, atribuindo pontos extra aos pilotos mais rápidos a completá-la.
O Rally de Lisboa 2025 encerrará com o troço ES13 – City Stage Marina Cascais, uma curta especial de 1,39 km, disputada às 16h03, desenhada no perímetro daquela infraestrutura marítima, desta feita, já não contando para a classificação geral da prova. Assim, todos os que nela alinharem poderão mostrar as suas valências ao muito público que ali é esperado sem receio de colocar em risco o resultado alcançado durante o rali. Será, por isso, uma oportunidade de proporcionar ao público um último espetáculo da presente temporada.
A Cerimónia do Pódio terá também lugar na Marina de Cascais, celebrando-se o vencedor da prova e, em simultâneo da Taça de Portugal de Ralis de 2025, bem como das categorias de suporte, no que será desfecho de uma época repleta de competitividade e emoção.
* Nota: As horas indicadas referem-se ao primeiro carro na estrada.
O C3 RALLY2 DO CITROËN RALLY TEAM
Homologado na categoria Rally2, o C3 Rally2 do Citroën Rally Team incorpora todas as evoluções técnicas e de set-up disponibilizadas pela Citroën Racing, direcionadas para estruturas privadas.
O Citroën C3 Rally2 estreou em competição no Tour de Corse em abril de 2018. Desde então, tem acumulado vitórias em várias categorias do Campeonato Mundial de Rali (WRC), incluindo WRC2 Pro, WRC2 e WRC3, além de conquistas no Campeonato Europeu de Rali (ERC), bem como nos diferentes Campeonatos Nacionais de Ralis corridos em todos os continentes.
Citroën C3 Rally2 – Principais Características Técnicas
- Chassis: Coque reforçada por um arco de segurança multiponto, soldado
- Motor: Citroën Racing de 1.6 litros Turbo de injeção direta – Restritor FIA de 32 mm.
- Potência máxima: 282 cv às 5 000 rpm.
- Binário máximo: 420 Nm às 4 000 rpm.
- Caixa de velocidades: Sadev, sequencial de 5 velocidades + marcha-atrás, comando manual.
- Diferenciais: à frente e atrás, mecânicos autoblocantes.
- Travões dianteiros / traseiros: Discos ventilados, 355 mm (asfalto) e 300 mm (terra), pinças Alcon de 4 pistões.
- Travão de mão: Comando hidráulico.
- Suspensões: Tipo McPherson.
- Amortecedores: Reiger, reguláveis de 2 vias (compressão a baixa e alta velocidade, batente).
- Comprimento x Largura: 3 996 mm x 1 820 mm.
- Distância entre eixos: 2 567 mm.
- Vias: 1 618 mm (dianteira e traseira).
- Reservatório de combustível: 81 litros.
- Pesos: 1.230 kg mínimo (regulamentar) / 1.390 kg com equipa a bordo (regulamentar).