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Conduzir na reserva

05/06/2023 | Automóvel

A sua carteira não será a única a sofrer se conduzir constantemente em reserva: o seu carro também irá sofrer. Se pensou que, como no mundo das corridas, transportar menos combustível irá tornar o carro mais leve e, portanto, consumir menos… está enganado. Isto porque, quanto mais vazio for o depósito, mais facilmente o combustível se evaporará. Mas existem pontos a ter em conta.

Os carros mais antigos tinham tanques metálicos que enferrujariam rapidamente se as suas paredes interiores secassem, pelo que era aconselhável mantê-los húmidos com bastante gasolina durante a condução. Caso contrário, a ferrugem poderia libertar resíduos que poderiam entrar no circuito de combustível e danificar o sistema de propulsão.

Atualmente, os tanques são feitos de um plástico especial reforçado que não danifica nem enferruja. Nesse sentido, as únicas impurezas que podem afetar o motor vêm do próprio combustível, que é muito mais refinado e purificado do que no passado.

É por isso que os carros recentes não têm de se preocupar tanto com a chegada à reserva, embora a pouca sujidade que possa estar presente seja mais concentrada quanto menos combustível houver no depósito. Além disso, a pouca sujidade que existe no depósito tem de passar pelos filtros de qualquer sistema de combustível moderno.

Apesar deste “otimismo” existem então ressalvas a ter em conta no tipo de combustível.

Conduzir na reserva, para motores a gasolina, pode criar impurezas no tanque que irão danificar os injetores ou a bomba. Implica ainda um maior esforço e, consequentemente, a aspiração não será feita corretamente, criando bolhas no circuito. Isto empobrecerá a mistura ar-combustível, o circuito do motor ficará muito quente e o sistema de arrefecimento pode sair danificado.

No caso do gasóleo, o ar poderá entrar no circuito do motor e o sistema de injeção não conseguirá restabelecer a pressão normal de arranque… e ficaremos “apeados”. Se isto acontecer num modelo a gasolina, as consequências não serão tão graves, embora tanto o motor como o seu circuito sofram e possa ser mais difícil ligar o carro do que o normal.

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