Novidades

Conduzir na reserva

05/06/2023 | Automóvel

A sua carteira não será a única a sofrer se conduzir constantemente em reserva: o seu carro também irá sofrer. Se pensou que, como no mundo das corridas, transportar menos combustível irá tornar o carro mais leve e, portanto, consumir menos… está enganado. Isto porque, quanto mais vazio for o depósito, mais facilmente o combustível se evaporará. Mas existem pontos a ter em conta.

Os carros mais antigos tinham tanques metálicos que enferrujariam rapidamente se as suas paredes interiores secassem, pelo que era aconselhável mantê-los húmidos com bastante gasolina durante a condução. Caso contrário, a ferrugem poderia libertar resíduos que poderiam entrar no circuito de combustível e danificar o sistema de propulsão.

Atualmente, os tanques são feitos de um plástico especial reforçado que não danifica nem enferruja. Nesse sentido, as únicas impurezas que podem afetar o motor vêm do próprio combustível, que é muito mais refinado e purificado do que no passado.

É por isso que os carros recentes não têm de se preocupar tanto com a chegada à reserva, embora a pouca sujidade que possa estar presente seja mais concentrada quanto menos combustível houver no depósito. Além disso, a pouca sujidade que existe no depósito tem de passar pelos filtros de qualquer sistema de combustível moderno.

Apesar deste “otimismo” existem então ressalvas a ter em conta no tipo de combustível.

Conduzir na reserva, para motores a gasolina, pode criar impurezas no tanque que irão danificar os injetores ou a bomba. Implica ainda um maior esforço e, consequentemente, a aspiração não será feita corretamente, criando bolhas no circuito. Isto empobrecerá a mistura ar-combustível, o circuito do motor ficará muito quente e o sistema de arrefecimento pode sair danificado.

No caso do gasóleo, o ar poderá entrar no circuito do motor e o sistema de injeção não conseguirá restabelecer a pressão normal de arranque… e ficaremos “apeados”. Se isto acontecer num modelo a gasolina, as consequências não serão tão graves, embora tanto o motor como o seu circuito sofram e possa ser mais difícil ligar o carro do que o normal.

Ver todas as novidades »

Campanhas Automóveis

2447_800x600_evento_certified_junho25.webp

4 Dias Mercedes-Benz Certified | Sodicentro

13/06/2025 | Automóvel
2445_renault5-etech-eletrico-gilauto-800x600.webp

Renault 5 E-Tech: o citadino elétrico desde 215€/mês*

12/06/2025 | Automóvel
2446_Diamond_Days_800x600.webp

Diamond Days Mitsubishi Usados Certificados: Oportunidades Imperdíveis de 23 a 30 de junho!

12/06/2025 | Automóvel
2438_dacia_acessorios_campanha_gilauto-800x600.webp

Campanha de verão Dacia: 40% de desconto em acessórios

09/06/2025
2439_renault_acessorios_campanha-800x600.webp

Acessórios Renault: 40% desconto na Gilauto

09/06/2025
2441_maxus_800x600.webp

Maxus eDeliver 9 por 490€+IVA/mês

09/06/2025 | Automóvel
2434_renault-kangoo-van-gilauto-800x600.webp

Kangoo Van E-Tech: a solução para o seu negócio desde 330€/mês* + IVA

05/06/2025 | Automóvel
2436_800X600.webp

Prepara o teu Opel para a primavera na Auto-Industrial

05/06/2025
2432_asx-desde-219_1.webp

Mitsubishi ASX desde 219€/mês C/IVA*

02/06/2025 | Automóvel
2433_ECOMOTION_800x600.webp

Nova Gama Mitsubishi Ecomotion Tecnologia GPL

30/05/2025 | Automóvel
2425_800x600.webp

Novo Mitsubishi Colt desde 199€/mês*

29/05/2025 | Automóvel
2412_2.webp

A aventura não termina no destino: Pós-Venda Jeep

20/05/2025

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.