Novidades

Culto dos tubarões da Opel estende-se ao novo Astra Sports Tourer

16/08/2022 | Automóvel
  • Um cardume de tubarões: O novo Astra Sports Tourer é o lar de vários predadores marinhos
  • Origens do culto: A tradição dos tubarões começou com a ideia brilhante de um menino
  • O tubarão como símbolo: Os designers da Opel mostram a sua paixão através dos mais ínfimos detalhes

Os verdadeiros fãs da Opel iniciam imediatamente a pesquisa sempre que a marca lança um novo modelo. Não pelas inúmeras tecnologias avançadas incluídas como equipamento de série, mas pela forma de vida marinha escondida no interior e à volta do automóvel: o tubarão. Avatares miniatura da criatura que se senta no topo da cadeia alimentar dos oceanos divertem há vários anos os condutores e passageiros da Opel, tal como agora no novo Astra Sports Tourer.

Enquanto o interior da maioria dos modelos Opel, tais como os premiados Mokka-e e Corsa-e, esconde algures um tubarão, a mais recente geração da station wagon acolhe vários - um perto da frente, um na zona traseira e outros em locais menos usuais (até os tubarões da Opel devem obter a sua energia de algum lugar). Explorar o novo Astra Sports Tourer em busca de tubarões - por exemplo na sua versão híbrida plug-in (WLTP consumo combinado de combustível[1]: 1,2-1,1 l/100 km; emissões de CO2 27-25 g/km) - é quase tão divertido como conduzi-lo.

"Os pequenos tubarões escondidos no novo Opel Astra e Sports Tourer mostram o amor dos nossos 'designers' pelos mais pequenos pormenores", disse o Diretor de Design, Karim Giordimaina. "Os nossos clientes podem sentir esta paixão e, entretanto, os tubarões da Opel tornaram-se um culto. Isto também demonstra como a marca Opel é tão próxima das pessoas". 

Da ideia ao culto: A história dos tubarões Opel começou em 2004

Mas como é que os tubarões em miniatura se escondem nos automóveis Opel? Numa tarde de domingo em 2004, o designer Dietmar Finger estava em casa a trabalhar num esboço para um novo Corsa. Ele estava a desenhar um simples painel do porta-luvas que é na sua maioria invisível porque está escondido pela porta fechada do passageiro. No entanto, quando o porta-luvas é aberto, este painel deve assegurar estabilidade, o que consegue através de reforços integrados na superfície plástica. Finger estava a desenhar esses reforços quando o seu filho olhou para o esboço e disse: "Porque não desenhas simplesmente um tubarão?” "Por que não?" pensou o designer, dando a esses reforços a sua forma característica!

O Diretor de Design do Corsa na altura, Niels Loeb, ficou imediatamente convencido pela ideia. O tubarão no porta-luvas entrou em produção em série e a "Opel Shark Story" começou. Depois surgiu o Zafira, onde Karim Giordimaina, então responsável pelo design de interiores, escondeu três tubarões no habitáculo do monovolume compacto. Seguiram-se mais, primeiro no Opel ADAM, depois o Astra e outros modelos como o Crossland e o SUV topo de gama Grandland.

Entretanto, cada Diretor de Design de interiores colocou um ou dois tubarões dentro de um novo modelo Opel. A localização exata permanece sempre secreta, mesmo da Direção de topo de Design. O peixe fica, portanto, escondido até ao lançamento, o que torna interessante a sua procura pelos amantes do tubarão, tanto dentro como fora da empresa.

O culto do tubarão está programado para continuar com os futuros modelos Opel. Onde estarão exatamente escondidos no automóvel permanece um mistério, mas os clientes já podem ansiar por se divertirem à sua procura.

[1] Valores de consumos de combustível e de emissões de CO2 determinados de acordo com procedimento de teste mais realista WLTP - Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedure que substitui o procedimento de teste NEDC (New European Driving Cycle). O consumo de um veículo, as emissões de CO2 e a autonomia dependem não só da utilização eficiente da energia pelo veículo, mas também são influenciados pelo estilo de condução e por outros fatores não técnicos. A informação sobre consumo e emissões não se refere a um veículo individual e destina-se apenas para efeitos de comparação entre os vários tipos de veículos.

Ver todas as novidades »

Campanhas Automóveis

2420_800x600.webp

Novo Ford Puma Gen-E | Fim Semana Portas Abertas

26/05/2025 | Automóvel
2412_2.webp

A aventura não termina no destino: Pós-Venda Jeep

20/05/2025
2410_800x600.webp

ANIVERSÁRIO AUTOUSADOS

19/05/2025 | Automóvel
2407_800x600.webp

Novo Opel Frontera desde apenas 99€/mês

16/05/2025 | Automóvel
2386_Noticia_bmw.webp

Produto do mês BMW

08/05/2025
2387_Noticia_mini.webp

Produto do mês MINI

08/05/2025
2382_800x600.webp

Novo Citroën C3 Aircross

05/05/2025 | Automóvel
2377_maxus-1.webp

Gama Maxus desde 349€+IVA por mês sem entrada Inicial

17/04/2025 | Automóvel
2376_puma-gen-e-abr.webp

Novo Puma GEM-E Desde 24.760€*

15/04/2025 | Automóvel
2375_campanha-abr.webp

Dias mais longos, aproveite-os ao máximo com o seu Ford

14/04/2025
2332_S04_800X600.webp

Nova versão do microcarro S04 DUO já disponível. ⚡

02/04/2025 | Micromobilidade
2334_S01_800x600.webp

Silence S01 oferece tecnologia, praticidade e um preço irresistível.

02/04/2025 | Micromobilidade

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.