
Quando o design encontra a visão: o legado do Opel Genève
Arrojado, puro, visionário — foi assim que o Opel Experimental se apresentou ao mundo há quase dois anos. Mas a história da Opel no campo dos concept cars inovadores remonta muito mais longe. Em 1975, há exatamente 50 anos, a marca surpreendia o público do Salão Automóvel de Genebra com um protótipo tão elegante quanto futurista: o Opel Genève.
Este estudo de um coupé desportivo, com uma silhueta inconfundivelmente plana e aerodinâmica, tornou-se uma das grandes atrações do evento suíço. Era a prova clara de que a Opel não só sonhava com o futuro — como o desenhava. A mesma ousadia já tinha sido demonstrada dez anos antes com o icónico Opel Experimental GT, que rapidamente passou à produção em série.
Apesar do Genève ter permanecido um sonho por concretizar, o seu espírito continua a inspirar — e a marcar a identidade da Opel ainda hoje.
Um design que cativava à primeira vista
No Salão de Genebra de 1975, o Opel soube como captar atenções. Com formas fluidas, um perfil afilado e uma frente poderosa, o Genève transbordava desportividade e elegância. A pintura em dourado metálico amplificava o impacto visual deste concept-car construído em fibra de vidro, com superfícies vidradas curvas e faróis escamoteáveis — um toque característico dos protótipos Opel da época.
A crítica rendeu-se. A publicação Automobil Revue escrevia que o modelo “gira numa plataforma elevatória, servindo de atrativo para os visitantes”, destacando o design cónico e os para-choques integrados.
Do sonho à realidade (interrompida): a história por trás do GT-W
O que poucos sabem é que o Opel Genève começou por ser pensado como o GT-W, um coupé compacto de motor central com tecnologia rotativa Wankel — a grande promessa de inovação da época. Mas a crise petrolífera de 1974 alteraria o rumo da indústria automóvel e o projeto seria cancelado.
Ainda assim, a Opel decidiu não abandonar completamente o modelo e reformulou o estudo sob o nome “Genève”, em homenagem ao evento onde foi apresentado. O design manteve-se, mas o motor rotativo ficou pelo caminho. A produção em série, infelizmente, nunca chegou a acontecer.
O GT2 e o legado da ousadia criativa da Opel
Nesse mesmo ano, a Opel apresentou também o GT2 — um concept ainda mais ambicioso, com portas deslizantes funcionais, habitáculo completo e grupo motopropulsor. Enquanto o GT2 acabaria por ser doado ao Deutsches Museum de Munique em 1978, o Genève permaneceu por anos no departamento de design da marca. Foi repintado em laranja vibrante em 1977 e é hoje uma das joias da coleção Opel Classic.
Opel Experimental: quando a visão de ontem se torna realidade
Quase meio século depois da estreia do Genève, a Opel apresenta uma nova visão para o futuro com o Opel Experimental, revelado no IAA Mobility de 2023. Este estudo incorpora três pilares fundamentais da filosofia da marca:
Tudo isto é encapsulado no conceito German Energy, que torna cada Opel instantaneamente reconhecível.
Opel Grandland: da visão à estrada
A melhor prova de que os sonhos se podem tornar realidade é o novo Opel Grandland, recentemente lançado. Desenvolvido em Rüsselsheim e produzido em Eisenach, este SUV topo de gama “Made in Germany” materializa o espírito do Opel Experimental com uma execução irrepreensível.
Vencedor do prémio “Volante de Ouro 2024”, o novo Grandland destaca-se pela sua tecnologia de ponta, design impactante e compromisso ambiental. É um exemplo vivo da capacidade da Opel de transformar visões futuristas em soluções de mobilidade reais, mantendo viva a chama da inovação acesa há 50 anos com o icónico Genève.