Novidades

Foi há 50 anos: Opel desvenda concept desportivo Genève

31/03/2025 | Automóvel

Quando o design encontra a visão: o legado do Opel Genève

Arrojado, puro, visionário — foi assim que o Opel Experimental se apresentou ao mundo há quase dois anos. Mas a história da Opel no campo dos concept cars inovadores remonta muito mais longe. Em 1975, há exatamente 50 anos, a marca surpreendia o público do Salão Automóvel de Genebra com um protótipo tão elegante quanto futurista: o Opel Genève.

Este estudo de um coupé desportivo, com uma silhueta inconfundivelmente plana e aerodinâmica, tornou-se uma das grandes atrações do evento suíço. Era a prova clara de que a Opel não só sonhava com o futuro — como o desenhava. A mesma ousadia já tinha sido demonstrada dez anos antes com o icónico Opel Experimental GT, que rapidamente passou à produção em série.

Apesar do Genève ter permanecido um sonho por concretizar, o seu espírito continua a inspirar — e a marcar a identidade da Opel ainda hoje.

Um design que cativava à primeira vista

No Salão de Genebra de 1975, o Opel soube como captar atenções. Com formas fluidas, um perfil afilado e uma frente poderosa, o Genève transbordava desportividade e elegância. A pintura em dourado metálico amplificava o impacto visual deste concept-car construído em fibra de vidro, com superfícies vidradas curvas e faróis escamoteáveis — um toque característico dos protótipos Opel da época.

A crítica rendeu-se. A publicação Automobil Revue escrevia que o modelo “gira numa plataforma elevatória, servindo de atrativo para os visitantes”, destacando o design cónico e os para-choques integrados.

Do sonho à realidade (interrompida): a história por trás do GT-W

O que poucos sabem é que o Opel Genève começou por ser pensado como o GT-W, um coupé compacto de motor central com tecnologia rotativa Wankel — a grande promessa de inovação da época. Mas a crise petrolífera de 1974 alteraria o rumo da indústria automóvel e o projeto seria cancelado.

Ainda assim, a Opel decidiu não abandonar completamente o modelo e reformulou o estudo sob o nome “Genève”, em homenagem ao evento onde foi apresentado. O design manteve-se, mas o motor rotativo ficou pelo caminho. A produção em série, infelizmente, nunca chegou a acontecer.

O GT2 e o legado da ousadia criativa da Opel

Nesse mesmo ano, a Opel apresentou também o GT2 — um concept ainda mais ambicioso, com portas deslizantes funcionais, habitáculo completo e grupo motopropulsor. Enquanto o GT2 acabaria por ser doado ao Deutsches Museum de Munique em 1978, o Genève permaneceu por anos no departamento de design da marca. Foi repintado em laranja vibrante em 1977 e é hoje uma das joias da coleção Opel Classic.

Opel Experimental: quando a visão de ontem se torna realidade

Quase meio século depois da estreia do Genève, a Opel apresenta uma nova visão para o futuro com o Opel Experimental, revelado no IAA Mobility de 2023. Este estudo incorpora três pilares fundamentais da filosofia da marca:

  • Detox: um design arrojado e minimalista, focado no essencial;
  • Modern German: proporções marcantes, soluções inteligentes e tecnologia de ponta, como o primeiro Opel Blitz iluminado;
  • Greenovation: motorização 100% elétrica e um compromisso com a sustentabilidade.

Tudo isto é encapsulado no conceito German Energy, que torna cada Opel instantaneamente reconhecível.

Opel Grandland: da visão à estrada

A melhor prova de que os sonhos se podem tornar realidade é o novo Opel Grandland, recentemente lançado. Desenvolvido em Rüsselsheim e produzido em Eisenach, este SUV topo de gama “Made in Germany” materializa o espírito do Opel Experimental com uma execução irrepreensível.

Vencedor do prémio “Volante de Ouro 2024”, o novo Grandland destaca-se pela sua tecnologia de ponta, design impactante e compromisso ambiental. É um exemplo vivo da capacidade da Opel de transformar visões futuristas em soluções de mobilidade reais, mantendo viva a chama da inovação acesa há 50 anos com o icónico Genève.

Ver todas as novidades »

Campanhas Automóveis

2377_maxus-1.webp

Gama Maxus desde 349€+IVA por mês sem entrada Inicial

17/04/2025 | Automóvel
2376_puma-gen-e-abr.webp

Novo Puma GEM-E Desde 24.760€*

15/04/2025 | Automóvel
2354_800x600_tonale.webp

Tonale 1.3 Plug-In Hybrid 280cv Sprint para empresas, a partir de 485€/mês

15/04/2025 | Automóvel
2375_campanha-abr.webp

Dias mais longos, aproveite-os ao máximo com o seu Ford

14/04/2025
2352_800x600_Giulia_Intensa.webp

Alfa Romeo Rosso Days

14/04/2025 | Automóvel
2332_S04_800X600.webp

Sustentabilidade, Conforto e Tecnologia: Tudo no Novo Microcarro da Silence!

02/04/2025 | Micromobilidade
2334_S01_800x600.webp

Silence S01 oferece tecnologia, praticidade e um preço irresistível.

02/04/2025 | Micromobilidade
2353_800x600_giulia.webp

GIULIA 2.2 Turbo Diesel 160cv Sprint AT8 desde 650€/mês

01/04/2025 | Automóvel
2355_juniorelettrica_800x60.webp

Junior Elettrica 156cv 50kWh desde 290€/mês

01/04/2025 | Automóvel
2357_800x600_ar_junioribrida.webp

Alfa Romeo Junior Ibrida 145cv desde 375€/mês

01/04/2025 | Automóvel
2359_800x600_ar_novojunior.webp

Alfa Romeo Junior Elettrica 156cv desde 250€/mês

01/04/2025 | Automóvel
2360_800x600_ar_junioribrida.webp

Junior Ibrida 1.2 145cv desde 290€/mês

01/04/2025 | Automóvel

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.