Novidades

IMAGinE e Opel: Para uma condução mais segura e cooperativa no futuro

23/05/2022 | Automóvel
  • Sob a liderança da Opel: Concluído projeto de comunicações entre veículos
  • Desde 2016: Doze parceiros trabalham no desenvolvimento de sistemas de assistência inovadores para a condução cooperativa
  • Objetivo: Condução segura e sem acidentes através de uma interação alargada entre veículos

 

A otimização do fluxo de tráfego, a prevenção de acidentes e uma condução mais segura e descontraída, estes são os objetivos do IMAGinE1, um projecto de investigação alemão que visa a automatização de manobras inteligentes e a prevenção cooperativa de riscos em tempo real, que chegou agora ao fim, registando enorme sucesso.

Sob a liderança da Opel e do coordenador do projeto Nikolas Wagner, Manager ADAS Innovations, no Technical Center Central Europe da Opel Automobile GmbH, são doze os parceiros da indústria automóvel, investigação e operação de redes rodoviárias que têm vindo a trabalhar desde setembro de 2016, no desenvolvimento de sistemas de assistência inovadores para uma condução cooperativa do futuro. Os desenvolvimentos foram testados em condições de simulação, bem como em vários automóveis reais, incluindo modelos Opel.

"O IMAGinE alcançou um marco importante no caminho para a condução cooperativa no futuro", disse Nikolas Wagner. Frank Jordan, Head of Automotive Research & Advanced Engineering da Opel/Stellantis, acrescentou: "O IMAGinE permite uma maior segurança, ao mesmo tempo que reduz as emissões através da condução em rede".

 

Cinco áreas de investigação para a condução cooperativa do futuro

Os sistemas de assistência atuais partilham informações relacionadas com a segurança com o condutor ou então são os próprios a tomar medidas imediatas, mas essas informações quase nunca são partilhadas entre veículos. O desafio para o IMAGinE foi o de melhorar as ligações entre os utilizadores da estrada de modo a minimizar o risco de acidentes de uma forma eficaz e rápida. Foram cinco as áreas temáticas investigadas pela equipa envolvida no projeto

 

  • Coordenação de manobras cooperativas

O planeamento coordenado das manobras foi investigado pela primeira vez no IMAGinE. A equipa utilizou tecnologias atuais, como a comunicação V2X, bem como a troca de comunicações em simulações e em automóveis e camiões em ambientes reais de teste. A coordenação de manobras cooperativas torna mais fácil e segura a gestão de situações de trânsito.

 

  • Modelo de ambiente cooperativo

Os sensores dos veículos individuais são limitados pelo ambiente e pelas condições atmosféricas prevalecentes. O projeto criou, assim, um modelo ambiental cooperativo, no qual a sensibilização de todos os utilizadores da estrada foi aumentada pela troca de informações via V2X. Por exemplo, os automóveis podem reconhecer prontamente objetos escondidos graças à informação recebida através da tecnologia V2X.

 

  • Novos mecanismos de comunicação

O projeto investigou novos formatos de mensagens que podem fazer mais do que as comunicações V2X existentes. As manobras cooperativas podem ser coordenadas através do MCM (Manoeuvre Coordination Message). Além disso, as mensagens são partilhadas entre os utilizadores da estrada, sendo exemplos a IDSM (IMAGinE Driving Strategy Message) e a ITDM (IMAGinE Traffic Distribution Message). Esta última permite um fluxo de tráfego mais eficiente, livre de congestionamentos sempre que possível.

 

  • Interação homem-máquina centrada no utilizador

Os conceitos de assistência que encorajam um comportamento mais cooperativo na estrada devem ser intuitivos e fáceis de compreender. De acordo com estudos realizados entre os participantes no ensaio, a aceitação é maior quando os ecrãs e os controlos no veículo são concebidos para o utilizador final. As interações homem-máquina do IMAGinE foram criadas de forma correspondente para informar o condutor sobre manobras de condução cooperativa e para motivar um comportamento mais cooperativo.

 

  • Simulação do ambiente

À medida que mais e mais utilizadores da estrada cooperam, a troca e a procura de soluções em todo o sistema torna-se cada vez mais complicada. Os parceiros participantes testaram assim a coordenação das manobras através de simulação em cada fase do projeto de investigação. As funções de condução cooperativa foram finalmente integradas em dez veículos de teste reais, incluindo modelos Opel, e testadas em ambientes específicos.

Ver todas as novidades »

Campanhas Automóveis

1218_noticia_800x600.webp

Verifique o estado dos Travões e Circuito de Travagem

28/06/2022
1214_noticia_800x600.webp

Prepare a sua viagem: Check-up geral ao seu Ford por 45€*

24/06/2022
1215_classe-t-home-gai.webp

Novo Mercedes-Benz Classe T.

22/06/2022
1204_site-news-grupo-ai.webp

ENTREGA IMEDIATA. Procura um Renault? Na Gilauto não precisa esperar.

20/06/2022
1202_banner-renault-arkana-270-home.webp

Novo Arkana E-Tech híbrido por 270€/mês¹

19/06/2022
1195_site-800x600.webp

Higienização e desinfeção do circuito do AC por apenas 65€*

08/06/2022
1187_campanha-800x600.webp

Instalação de Sensores de Estacionamento

06/06/2022
1193_care-service-vantagem-home.webp

peças ao melhor preço para o seu carro com + 4 anos

03/06/2022
1185_noticias_800x600.webp

Nova Fuso Canter desde 28.500€*

31/05/2022
1169_campanha-800x600.webp

Limpeza e Desinfeção da Ventilação do Ar Condicionado

20/05/2022
1164_Noticias_Backoffice.webp

Economize com a Ford e Cuide de si

18/05/2022
1157_revisao-opel-grupo-800x600.webp

Revisão Opel por 99€ +3 anos de matricula

16/05/2022

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa